COMO TRATAR CANAL DE DENTE
Existem mitos e medos sobre como tratar canal de dente, sempre colocado como vilão, mas é preciso desmistificar. Algumas das causas podem estar relacionadas com pancadas, traumas no dente, cáries profundas ou por ocorrência de tratamentos frequentes na raiz do dente. A endodontia é a ciência que trata o canal do dente, envolvendo a remoção da parte infectada, chamada polpa ou nervo.
Geralmente, tratar canal do dente não é tão doloroso, depende do grau de infecções e inflamações apresentados. Após a cirurgia, alguns pacientes podem ou não sentir um desconforto, que pode ser amenizado com medicamentos prescritos pelo cirurgião dentista. Para o início dos procedimentos, é solicitado pelo dentista um raio-X para a perfeita localização da cárie e dos canais a serem tratados, seguido de anestesia local no dente afetado.
É feita uma abertura do canal no dente, retirando toda a polpa e limpeza do espaço afetado da cárie, com o preenchimento realizado com material em forma de cone, que é colocado em cada um dos canais. Depois, é feita a selagem com cimento apropriado. A taxa de sucesso dos procedimentos de tratar canal é alta, salvo se houver alguma complicação que precise ser tratada como uma perfuração da raiz ou desvio.
OS RISCOS AO PACIENTE SE NÃO TRATAR CANAL
- Se o paciente não tratar canal pela endodontia, pode trazer problemas sérios de saúde para o seu organismo, ocorrendo infecções que podem escoar para a corrente sanguínea, evoluindo para a formação de abscessos agudos ou um edema facial, se não tratado com urgência;
- Pode progredir para quadros de obstrução das vias aéreas por total e angina;
- Evitar alimentos muito duros, pela mastigação pode quebrar os dentes e danificar o dente de canal de raiz.
EXISTE OUTRAS MANEIRAS DE TRATAR CANAL DE DENTE:
A última alternativa que o cirurgião opta é pela extração do dente doente, que pode ser prejudicada pela dificuldade de reposição do espaço do dente. Os medicamentos para o tratamento passam a ficar sem efeito depois de tempo por isso, cuidados após tratar canal, começa pela higiene bucal diária com escovações e uso de fio dental, de no mínimo três vezes ao dia. O limpador de língua pode ajudar a retirar a saburra lingual, para a prevenção e preservação da saúde os dentes.
Ao restaurar um dente com canal, é preciso adotar hábitos saudáveis na higiene bucal dos dentes e gengivas, com visitas regulares ao dentista para limpezas e exames, seus dentes permanecerão saudáveis e nutridos e provavelmente não é preciso tratar canal.