Higiene bucal atrelada ao tratamento para gengivite
Problema bucal muito frequente a gengivite é caracterizada, principalmente, pela vermelhidão na gengiva. Assim como as cáries, a gengivite é um problema bucal muito comum e que acomete muitas pessoas, porém há alternativas para o tratamento para gengivite. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e saiba o que é e qual o tratamento para gengivite.
O que é a gengivite?
A gengivite é uma inflamação da gengiva que circunda o dente. Esse tipo de inflamação, muitas vezes, é proveniente do acúmulo de placa bacteriana.
Quando não for tratada no seu estágio inicial, a gengivite pode evoluir e então passar a ser crônica e mudar seu nome para periodontite, que é uma doença responsável pela maioria das causas de perda dentária dos adultos.
Quais as causas e os sintomas da gengivite?
A causa mais comum da gengivite é o acúmulo de placa bacteriana, caracteriza por ser um depósito de bactérias muito pegajoso, incolor ou amarelo-pálidos que formam-se sobre os dentes.
Essas bactérias acabam produzindo ácidos que fazem com o que o esmalte dos dentes seja desmineralizado e assim causem danos às gengivas. No entanto, há outros fatores que contribuem para o surgimento da gengivite, são eles:
- Mudanças hormonais;
- Uso de cigarro;
- Medicamentos;
- Uso de aparelho ortodôntico;
- Má higiene bucal;
- Consumo de açúcar;
- Doença de Parkinson;
- Dentes desalinhados;
- Predisposição genética para a gengivite e periodontite.
Assim como a maioria dos problemas bucais apresentam sintomas, a gengivite também traz consigo alguns, são eles:
- Gengiva muito inchada;
- Mau hálito e gosto ruim na boca;
- Dores e sangramentos ao mastigar e escovar a gengiva;
- Vermelhidão muito intensa nas gengivas;
- Dentes que aparecem ser maiores que os normais, devido a retração da gengiva;
- Sangramento espontâneo da gengiva, nos casos mais avançados de gengivite.
E qual é o tratamento para gengivite?
No tratamento para gengivite inicial é recomendado que seja feita uma boa higienização bucal, com a limpeza dos dentes, da língua e de interno de bochechas, utilização de fio dental e enxaguantes bucais.
Com esse tratamento que muitas vezes é prescrito pelo dentista, a fim de prevenir a gengivite é possível que a progressão das placas bacterianas sejam reduzidas e até impedidas.
Já nos casos mais avançados de tratamento para gengivite é necessário que o mesmo seja executado por um ortodentista ou cirurgião dentista, que irá realizar a limpeza das placas bacterianas e aplicará produtos para evitar o retorno da doença. Do mesmo modo que é o único profissional que poderá indicar medicamentos para o tratamento para gengivite.
O tratamento para gengivite pode ser evitado a partir da prática constante de visitas regulares ao dentista, uma vez que ele é o profissional que irá indicar como prevenir o aparecimento de casos como a gengivite. Para que você consiga manter uma saúde bucal de qualidade há no mercado a oferta de planos odontológicos, entre em contato com a Odonto Safe e saiba como ela pode lhe auxiliar a manter uma saúde bucal de qualidade.