Dicas sobre tratamento de dente canal
A endodontia, popularmente também chamada de tratamento de dente canal, é um procedimento odontológico no qual o dentista realiza a limpeza e descontaminação de um dente cuja cárie atingiu a raiz. Por isso, é necessário contratar um profissional capacitado para o processo, porque um procedimento mal realizado pode causar uma nova contaminação e, consequentemente, fortes dores de dente.
Na Ideal Odonto, por exemplo, o usuário pode fazer o tratamento de dente canal e outros cuidados da higiene bucal, pois ela é uma assistência odontológica formada por equipes capacitadas em diversos procedimentos odontológicos, como esse e outros tratamentos como o de gengiva e o de mau hálito, por meio do convênio Odonto Orto.
Como é feito o tratamento de dentel canal?
Ao constatar que o paciente está com o canal infectado, o dentista inicialmente abre um buraco no interior do dente, por meio de uma broca, para que possa atingir a polpa do dente. Logo após, o profissional insere limas, que são pequenas agulhas, para chegar ao interior do dente e retirar a polpa contaminada. Assim, o dentista realiza a limpeza e descontaminação da região.
Na fase final do processo, o profissional coloca um cimento odontológico, comumente feito de hidróxido de cálcio, no canal que está aberto. Já para fechar o buraco, ele costuma utilizar coroas fechadas com resina.
Cuidados necessários após o tratamento de dente canal
Pacientes que desejam realizar o tratamento de dente canal não precisam ficar assustados com os cuidados após o procedimento, pois eles são bem tranquilos. Entretanto, é necessário seguir as recomendações para evitar problemas futuros. Algumas das dicas dos especialistas são:
- Não mastigar em cima do dente que sofreu o tratamento de canal;
- Não comer alimentos duros e difíceis de mastigar nos primeiros dias;
- Continuar realizando a higienização adequada dos dentes todos os dias, unindo escovação, fio dental e enxaguante bucal.
Se o paciente sentir muita dor de dente após o tratamento de canal, é importante marcar uma consulta com o dentista que realizou o procedimento para que ele possa fazer uma análise a respeito.
Portanto, para tentar evitar a necessidade de um tratamento de dente canal, especialistas indicam que devem ser feitas visitas semestrais ao dentista, para que ele realize a limpeza dos dentes e, dessa forma, auxilie o paciente na manutenção da saúde bucal em dia.