Como evitar o tratamento de canal
O tratamento de canal pode ser incômodo para muita gente, seja para quem tem algum tipo de aflição e aversão ao consultório odontológico ou por ser um tratamento realizado em algumas consultas. O procedimento é recomendado quando uma cárie ganhou uma proporção maior e atingiu a polpa do dente, prejudicando sua estrutura e comprometendo, ainda mais, a saúde da boca. Para isso, o dentista especializado em tratamento de canal, também chamado de endodontista, realiza técnicas e procedimentos para que o quadro não evolua e o dente seja preservado.
Seja pela evolução de uma cárie, fratura ou trinca dentária que facilitou o acúmulo de bactérias, a melhor forma de se evitar um tratamento de canal é a prevenção por meio de uma higienização adequada dos dentes e a consulta regular ao dentista. Somente o odontologista conseguirá avaliar o paciente e indicar o melhor tipo de tratamento e como ele será executado.
As fases do tratamento de canal
Uma vez que o tratamento de canal é indicado ao paciente, o dentista passa por algumas fases até concluir o procedimento. Após uma série de radiografias que mostrem a extensão do problema e que guiem o profissional, o dente é aberto com uma broca para criar um acesso a polpa dentária. Como os canais do dente são estreitos, uma lima é utilizada para remover a parte infectada do dente e após a remoção completa e mais radiografias, o canal é fechado com um tipo de cimento odontológico.
Caso seja possível e indicado, tratamento pode ser concluído em apenas um atendimento, no qual o dente é reconstruído com resina. O dentista o remodela, para que ele seja funcional, novamente e não haja diferenças estéticas com o restante da dentição.
Entre os benefícios do tratamento de canal estão:
- Evitar a perda do dente;
- Não ser necessário a cirurgia para extração;
- Alívio de dores e desconforto;
Para um tratamento eficaz e de sucesso é necessário contar com o suporte de uma boa clínica odontológica e bons profissionais. Para quem já passou pelo tratamento de canal ou teve alguma fratura que necessite acompanhamento, é fundamental a consulta periódica com o endodontista, isso porque ele é o profissional recomendado e capacitado para avaliar a estrutura e condição externa e interna do dente.
Consulta ao odontologista é fundamental
Acompanhar a saúde da boca é primordial para que se evite problemas mais graves e detectar qualquer tipo de alteração da arcada dentária.
A Ideal Odonto, presente em todos os estados brasileiros, por meio de clínicas parceiras, oferece tratamento de canal e os mais variados procedimentos odontológicos com a segurança e qualidade profissional de quem está há vinte anos no mercado.