A raspagem dentaria como um excelente tratamento gengival
Você tem o costume de manter uma boa higiene bucal com o uso de fio dental, limpeza de língua e interno de bochechas e mesmo assim há a presença de um sangramento dentário? Isso é muito comum de acontecer e em alguns casos é recomendado que seja realizada uma raspagem dentaria, não sabe do que estamos falando? Então continue a leitura e fique por dentro do assunto.
O que é a raspagem dentaria?
A raspagem dentaria é um procedimento odontológico que tem como objetivo principal retirar todo o tártaro que está presente na superfície dental e também nos dentes e gengiva. A raspagem dentaria é muito importante visto que com a retirada do tártaro os casos de gengivite e periodontite são muito menores de acontecerem.
Quando a raspagem dentária é indicada?
O procedimento de raspagem dos dentes é indicado para quem procura manter as gengivas e dentes saudáveis, ocasionando assim em um sorriso mais belo.
Porém há casos em que a raspagem dentária é indicada, como:
- Acúmulo de tártaro nos dentes;
- Retração gengival;
- Periodontite;
- Inflamação da gengiva;
- Sensibilidade dentária.
Quais os benefícios de se fazer uma raspagem dental?
Os benefícios que a raspagem dental apresenta são inúmeros, uma vez que auxiliam na manutenção da saúde bucal como um todo. No entanto, os mais evidentes são os seguintes:
- Redução dos casos de gengivite e infecções bucais;
- Remoção do tártaro e da placa bacteriana;
- Paralisa o sangramento gengival;
- Auxilia na manutenção da saúde dos tecidos gengivais;
- Impede que surjam doenças que levem a perda dentária;
- Cura o processo inflamatório e/ou infeccioso proveniente da gengivite.
Como é feita a raspagem dos dentes?
A raspagem dentária pode ser feita em uma ou mais sessões, conforme o acúmulo de tártaro e da inflamação das gengivas. Para isso o periodontista que é o mais indicado para realizar esse tipo de procedimento, utiliza um equipamento de ultrassom e uma cureta periodontal.
Diante disso há duas opções de raspagem dentaria que são as seguintes:
- Raspagem dentária supragengival: Retira o tártaro que está na parte visível do dente e é indicada para os casos em que não há uma bolsa periodontal, ou seja, nos casos em que há somente caso de gengivite.
- Raspagem dentária subgengival: Retira todo o tártaro que está muito abaixo da linha gengival e que já atingiu o osso do dente. Nesse caso, a raspagem dentária subgengival é indicada para o tratamento da periodontite.
O processo de raspagem dentaria é um tratamento muito eficaz para a retirada do tártaro presente nos dentes, além de prevenir e tratar processos infecciosos na gengiva. Por isso, evitar que seja preciso a raspagem dentaria só é possível por meio da visita regular ao dentista, que indicará ações de prevenção para esses problemas. Para te auxiliar a manter uma boa saúde bucal a Odonto Safe conta com planos odontológicos que oferecem as mais variadas coberturas, entre em contato e conheça mais sobre esses planos.