Plano odontológico aparelho
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2017 pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), não ter um convênio odontológico aumenta as chances de as pessoas desenvolverem problemas relacionados à boca.
Um bom convênio dental é pensado para cuidar da sua saúde bucal por completo. O plano odontológico aparelho dentário e diversos outros serviços importantes para fazer esse tipo de tratamento, como documentação e radiografias ortodônticas, devem estar inclusos.
Além disso, o plano odontológico aparelho transmite a segurança de que você vai ter um profissional de confiança para cuidar de você e sue sorriso.
Usando aparelho
Caso você percebe qualquer alteração em seus dentes ou dores na face, é muito importante que procure o quanto antes um ortodontista.
Como ele é o profissional especializado em tratar de disfunções nos ossos do rosto e também em corrigir o alinhamento dos dentes, é a pessoa mais indicada para avaliar se você precisa ou não usar qualquer tipo de aparelho.
Verifique se seu plano odontológico aparelho cobre esse tipo de serviço.
Tipos de aparelho dentário
Se você confirmou que seu plano odontológico aparelho cobre o serviço, é hora de marcar sua consulta. São várias opções de aparelhos que podem ser indicados por seu ortodontista.
- Aparelho fixo: esse modelo de aparelho dentário é mais usado nos casos em que são necessárias mudanças mais significativas, como dentes muito tortos ou em casos de mordida errada.
- Aparelho móvel: como o nome já diz, ele pode ser removido a qualquer hora pelo usuário. Mas vale lembrar que é o ortodontista que vai dizer a quantidade de horas por dia que você deve manter-se com o aparelho. É comum também que ele seja usado após a retirada do aparelho fixo, para manter o alinhamento dos dentes.
- Expansor palatino: pode ser móvel ou fixo. É um aparelho dentário usado para expandir a arcada dentária superior. Seu uso é mais comum entre jovens que ainda estão em formação. No caso de pessoas adultas, o mais indicado é intervenção cirúrgica.
- Alinhadores transparentes: ainda não são muito comuns entre a maioria dos usuários. Mas já vem sendo utilizado como alternativa aos aparelhos fixos em casos mais leves. Como são feitos com material transparente e encaixados nos dentes, não comprometem a estética e podem ser removidos para a escovação.
Nem todo plano odontológico aparelho cobre os modelos estéticos, que são aqueles feitos com material mais discreto. Certifique-se se é o caso de seu convênio antes de iniciar o tratamento.