Plano de saúde com odontologia: verdade ou mito?
Existe plano de saúde com odontologia? As coberturas médica não possuem cobertura para serviços odontológicos, entretanto, as grandes seguradoras costumam possuir uma divisão que lide especialmente com odontologia. Da mesma forma que existem convênios que oferecem exclusivamente profissionais dentistas.
Apesar de não existir plano de saúde com odontologia inclusa, é importante mencionar que a qualidade de um seguro não está estritamente relacionada com sua exclusividade de segmentos. O que faz um bom convênio são os serviços oferecidos, a rede credenciada de profissionais e a área de atuação.
Além da dúvida sobre plano de saúde com odontologia, separamos outras informações sobre os serviços dentais. Confira:
Sem plano de saúde com odontologia, o que fazer?
Apesar de serem serviços oferecidos por divisões diferentes, é possível acrescer o cuidado odontológico a sua lista de seguros. A cobertura básica de um plano dental costuma oferecer os serviços mais procurados. Entre eles estão:
- Consultas e exames;
- Limpezas;
- Extração de dentes;
- Obturação.
Outros serviços como colocação e manutenção de aparelhos, clareamento dental e prótese dentária estão reservados apenas para os planos mais completos, que também são mais caros. Também é possível incluir dependentes no “plano de saúde com odontologia” contratado, informe a empresa disso caso tenha esta intenção.
Cuidados e recomendações antes de assinar um plano dental
Mesmo que não exista plano de saúde com odontologia, há uma característica em comum para ambos: o período de carência. Isso consiste num espaço de tempo entre a contratação do convênio e a liberação para utilizar os serviços contratados.
Em alguns convênios, as consultas são liberadas quase que imediatamente após o pagamento. Entretanto, isso pode variar entre uma operadora e outra, portanto, consulte as condições de carência antes de assinar. Os casos com maior período de carência são os das próteses dentárias, que costumam ser em média de 180 dias.
Além disso, é importante prestar atenção na rede de profissionais credenciados e área de atuação de um plano dental. Sabendo que não há plano de saúde com odontologia, você está liberado para pesquisar sobre esses detalhes. Caso já possua um dentista de confiança, pesquise sob quais empresas ele é conveniado, mas fique atento: muitos profissionais atendem por mais de uma operadora.