O que é a ortodontia estética
A ortodontia estética tem ganhado cada mais reconhecimento entre as pessoas vaidosas que querem ter um sorriso típico das celebridades. De jogadores de futebol, como Neymar e Ronaldinho Gaúcho, a youtubers do momento, a exemplo de Kéfera, todos se tornaram adeptos das novas tecnologias que foram desenvolvidas para atender ao público que quer melhorar o visual dos dentes.
A proposta é corrigir tanto pequenas imperfeições quanto deixar a dentição mais branquinha e com a aparência saudável.
As opções da ortodontia estética
Antes de procurar o dentista para que ele execute as transformações que você deseja, saiba primeiro quais são as opções de tratamento da ortodontia estética e qual o papel de cada uma:
- Facetas de porcelana: elas corrigem dentes com tamanhos diferentes e também melhoram a tonalidade deles. Podem ser aplicadas tanto nos dentes da frente quanto nos pré-molares. Para serem colocadas, o dentista que fará a ortodontia estética realiza um desgaste em cada um para que as facetas tenham melhor aderência;
- Lentes de contato: são praticamente iguais às facetas de porcelana. No entanto, podem ser usadas apenas nos dentes da frente e não requerem desgaste antes da aplicação;
- Clareamento: o clareamento tem preços mais em conta do que as opções anteriores. São dois tipos disponíveis no mercado que ajudam a dar aquela brancura tão desejada. Em uma delas, o dentista faz todo o procedimento no próprio consultório. Já na outra, ele faz o preparo químico, que será aplicado pelo próprio paciente em casa.
- Aparelhos dentários: se o intuito é corrigir o alinhamento dos dentes, a ortodontia estética conta com diversos tipos de aparelhos desenvolvidos com essa função. Quem vai definir o modelo mais indicado para cada caso é o ortodontista.
Sua saúde em primeiro lugar
A beleza do sorriso conta muitos pontos na vida social, seja para arrumar um emprego ou para estabelecer um relacionamento amoroso. Porém, de nada adianta você fazer um tratamento com a ortodontia estética se você vai colocar tudo a perder negligenciando sua saúde bucal. Por isso, vale seguir algumas recomendações:
- Escove os dentes após cada refeição. Uma boa escovação leva pelo menos dois minutos;
- Fio dental e enxaguante bucal são indispensáveis;
- A língua também merece atenção. Escove-a sempre;
- O cigarro é um grande inimigo dos dentes. Ele é um dos grandes responsáveis pelo aspecto amarelado da dentição;
- Consuma bastante água ao longo do dia para evitar a boca seca. A saliva é um antisséptico natural que ajuda a manter a boca livre das bactérias.