Neuralgia do trigêmeo tratamento cirúrgico
A neuralgia do trigêmeo é considerada pelos pacientes como uma das piores dores que já sentiram na vida. Por isso, muitos deles procuram neuralgia do trigêmeo tratamento cirúrgico. Eles relatam que a dor pode ser desencadeada a qualquer momento em situações como sentir o vento no rosto, fazer a barba, comer, sorrir e até mesmo ao tocar a face.
O nervo trigêmeo tem relação direta com a sensibilidade facial, que vai desde a parte frontal do couro cabeludo até atingir o queixo. Nesse sentido, a dor atinge apenas uma metade do rosto.
Informações importantes sobre a neuralgia do trigêmeo
Geralmente, a causa dessa dor resulta da compressão do nervo trigêmeo por meio de uma artéria dentro do crânio que começa a pulsar sobre esse nervo.
Existem medicamentos que ajudam a minimizar a dor, como o baclofeno, gabapentina e carbamazepina. Entretanto, nem sempre essas opções conseguem solucionar a gravidade da situação, por isso, muitas vezes os pacientes optam por realizar a neuralgia do trigêmeo tratamento cirúrgico.
Quais são os tipos de neuralgia do trigêmeo tratamento cirúrgico?
A cirurgia tem como objetivo retirar a compressão do nervo trigêmeo, afastando a artéria e isolando o nervo. Para isso, existem três principais procedimentos:
- Micro-descompressão vascular: nesse tipo de cirurgia, o profissional afasta a artéria do nervo ao colocar um material isolante entre ambos. O material não é absorvido pelo corpo e fica no local por tempo indeterminando, solucionando a neuralgia do trigêmeo em 95% dos casos.
- Radiação: já nesse procedimento, o objetivo é atingir diretamente a raiz do nervo para que ele não envie sinais de dor para o cérebro. O alívio da dor pode não ocorrer imediatamente, mas após alguns meses a taxa de sucesso é alta caso os pacientes também continuem tomando os medicamentos segundo a recomendação médica. Por outro lado, esse método não garante que a dor não volte mais;
- Rizotomia sensitiva: esse é o tipo de neuralgia do trigêmeo tratamento cirúrgico mais invasivo dos três, pois corta o nervo trigêmeo para que ele não tenha mais nenhum tipo de ligação com o cérebro. A rizotomia sensitiva pode causar dormência permanente e é irreversível, por isso é aconselhável utilizá-la apenas em último caso.
Dessa forma, existem diversas opções, tanto medicamentosas quanto cirúrgicas, para que o paciente possa eliminar a neuralgia do trigêmeo.