Mau hálito constante o que pode ser a causa
O mau hálito matinal ocorre com todas as pessoas. Ele não faz distinção entre classes sociais nem entre sexos. Seu surgimento deve-se ao fato de o indivíduo ficar longas horas sem se alimentar por estar dormindo.
Com isso, a boca fica ressecada, matando as bactérias boas presentes na saliva e dando espaço para a proliferação das ruins, que podem emitir gases com cheiro ruim.
No entanto, o mau hálito constante o que pode ser tem outras origens que devem ser investigadas para encontrar a solução.
Origem do mau hálito constante o que pode ser
Se a sua halitose matinal se resolve em alguns minutos após acordar e escovar os dentes, é uma ótima notícia. Porém, se ele persiste, pode ter outras origens:
- Alterações no aparelho digestivo: muitas doenças de trato gastrointestinal, como a azia e o refluxo, podem causar mau hálito constante o que pode ser. Isso acontece porque os ácidos estomacais voltam para o esôfago devido ao mau funcionamento, provocando a halitose;
- Diabetes: pouca gente sabe, mas a diabetes tem como um dos sintomas o mau hálito constante o que pode ser. Com o aumento do nível de açúcar na corrente sanguínea, o organismo sofre algumas alterações, entre elas a halitose;
- Rinite e sinusite: o muco resultante dessas duas doenças respiratórias pode se acumular na região das amígdalas. Com isso, o mau hálito constante o que pode ser é garantido.
Se livrando da halitose
Para acabar de vez com o mau hálito constante o que pode ser, é preciso antes investigar a causa.
Geralmente, o primeiro profissional a ser procurado é o dentista. Afinal, a halitose é sentida na boca. Ao ser consultado, o dentista vai verificar se você está com alguma afecção na boca que possa estar causando o distúrbio. Se ele identificar o problema, vai passar o tratamento adequado para solucioná-lo.
Porém, caso ainda assim o mau hálito constante o que pode ser persista, vale a pena procurar um gastroenterologista ou o otorrinolaringologista.
A halitose e a falta de higiene
O mau hálito constante o que pode ser é bastante comum devido à falta de uma boa higienização bucal. Por isso, atente-se para alguns cuidados que vão te ajudar a ter sempre o hálito fresco e saudável:
- Jamais abra mão de escovar os dentes após as principais refeições. É a forma mais eficaz de eliminar as bactérias que podem ser nocivas a sua saúde;
- Reduza o consumo de açúcar, que é o principal atrativo para as cáries, responsáveis por causar danos aos dentes;
- De nada vai adiantar a escovação se você deixar de lado o fio dental. Ele consegue chegar a pontos onde a escova não alcança;
- Beba bastante água ao longo do dia. Ela estimula a formação da saliva, que é um antisséptico natural;
- Utilize o enxaguante bucal para fazer bochechos e também gargarejos. É importante evitar o surgimento de bactérias na garganta.
Além desses cuidados, é fundamental fazer uma visita ao dentista pelo menos a cada seis meses. Ele vai conseguir identificar o surgimento de qualquer problema que possa vir a causar o mau hálito constante o que pode ser.