O que é o mau hálito causado pelo estomago
O mais comum é ocorrer o mau hálito de origem bucal, que é quando resíduos de alimentos e bactérias se acumulam na boca e provocam o mau cheiro.
No entanto, existe também o mau hálito causado pelo estomago. Nesse caso, doenças do aparelho digestivo são as responsáveis pelo distúrbio.
As doenças no aparelho digestivo e a halitose
Como o mau hálito causado pelo estomago não é uma condição rara, é importante você ficar atento a algumas doenças nessa região para descobrir se elas são as culpadas por atrapalhar seu convívio social e familiar.
-
A gastrite é uma das principais doenças do estômago. Ela causa de dores intestinais à falta de apetite. É justamente esse último sintoma que pode causar a halitose. Quando se passa longas horas sem se alimentar, não há estímulo da saliva. Com isso, bactérias encontram um ambiente propício para agir;
-
Casos de gastrite graves podem se transformar em úlceras. Nesse caso, feridas se formam na parede do estômago, causando bastante dor e, mais uma vez, a falta de apetite;
-
Sabe aquela sensação ruim de queimação na garganta que surge às vezes? Ela faz parte do refluxo gastroesofágico, uma condição em que o ácido estomacal volta para o esôfago. É uma das principais responsáveis pelo mau hálito causado pelo estomago.
Combatendo o mau hálito causado pelo estomago
Para tratar de vez a halitose estomacal, é preciso se consultar com um gastroenterologista ou procurar uma clínica que ofereça o tratamento para esse distúrbio.
Porém, algumas medidas podem te ajudar a evitar o mau hálito causado pelo estomago se você possuir alguma das doenças citadas anteriormente:
-
Beba bastante água ao longo do dia para ajudar na formação da saliva. Vale também consumir frutas como uva e melancia, que ajudam com essa missão;
-
Alimentos ricos em enxofre, como repolho e couve-flor, nem sempre são totalmente metabolizados pelo organismo. Com isso, parte do gás formado é eliminado pela cavidade oral;
-
O mau hálito causado pelo estomago pode ser estimulado com bebidas alcoólicas. Evite seu consumo;
-
Muita pimenta e temperos fortes irritam as paredes do estômago. Reduza seu consumo para não provocar crises de gastrite ou úlcera.