TRATE O MAU HÁLITO CANINO COM CARINHO
Se prestarmos mais atenção no mundo dos pets, vamos perceber que o mau hálito canino é constante entre os animais. Mas, a maioria dos tutores desses animais, encaram o hálito ruim como algo normal, e acabam não procurando tratar da saúde bucal de seu animal. Às vezes, pode ser um problema desencadeado por outros tipo de de doenças, que indicam que algo não vai bem com a saúde do cachorro, e por isso, é necessário uma consulta especializada para um diagnóstico mais preciso.
Podem ocorrer casos onde o mau hálito canino só necessita de uma boa revisão na higiene bucal. Os dentes dos pets devem ser escovados para a prevenção do tártaro, e é fundamental saber que esse problema pode até matar. Antes de qualquer tratamento, o pet deve ser observado para poder descobrir as causas do mau hálito, que pode ser causado por restos de comida que se acumulam e resíduos na boca do animal, que por muito tempo, formam substâncias que causam o mau hálito canino, tornando-se pior durante a noite.
COMO IDENTIFICAR O MAU HÁLITO CANINO
Vale lembrar que a comida oferecida ao pet pode causar reflexo nos problemas bucais apresentados, podendo aparecer placas de tártaro nos dentes, que dão origem ao mau hálito. Odores fortes sinalizam problemas de saúde e doenças próximas da boca, também confundem os próprios tutores do animal com o odor do mau hálito canino.
O QUE PODE AJUDAR A ACABAR COM O MAU HÁLITO CANINO
- A higienização pela escovação dos dentes diariamente, cria certa rotina e evita o acúmulo de resíduos;
- Quando o tártaro já se instalou nos dentes e começa a influenciar o mau hálito canino, existe a necessidade de fazer uma limpeza profissional com um veterinário;
- A alimentação adequada reflete na saúde da boca do cachorro. Com a ração seca, os próprios grãos fazem a limpeza de boa parte das placas bacterianas e do tártaro.
Comprar petiscos e brinquedos para pets é muito saudável, eles promovem a saúde dos dentes, ajudam na limpeza bucal, previnem acúmulo de placas bacterianas e o tártaro, além de fortalecer as gengivas e estimular a mastigação do pet. Para que a escovação não seja algo tão desagradável para seu cachorro, é indicado oferecer sempre após as escovações, como uma recompensa, um petisco.
Todos esses cuidados são necessários, mas não se pode deixar de consultar regularmente um especialista para um exame clínico, que se necessário, poderá fazer uma uma limpeza dentária para preservar e não deixar que o mau hálito canino cause problemas à saúde do seu animal.