A utilização de implante dentário com enxerto de gengiva é necessária apenas em alguns casos
Em busca de uma melhor reabilitação oral, cada vez mais pessoas estão procurando por implantes dentários, uma vez que, além de melhorarem a aparência bucal, eles são excelentes para a mastigação, respiração e fala. E uma das opções de tratamento é o implante dentário com enxerto de gengiva, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
O que é um implante dentário?
O implante dentário é um procedimento odontológico feito pelo implantodontista que é o dentista especializado em implantes e que, possui licença para realizar esse tipo de procedimento. No procedimento de implante dentário, é realizada a instalação de um pequeno cilindro feito de titânio no tecido ósseo.
Esse cilindro vai servir como uma raiz artificial de dente, que servirá para a colocação da prótese que imitará o dente e pode ser fixa ou móvel. Para que o procedimento de colocação de um implante dentário seja concluído com sucesso, é necessário que o paciente aguarde um período de três a seis meses, para que então tenha a base final e definitiva do implante na sua boca.
Para atender as mais diferentes necessidades, há no mercado uma infinidade de tipos de implantes dentários, que atendem os mais variados casos. Do mesmo modo que há métodos de colocação de implantes para todos os tipos de perda dentárias, que abrangem desde aquelas que necessitam de um implante dentário com enxerto de gengiva até aquela pessoa que teve uma perda dentária proveniente de um problema periodontal.
Quando é necessário fazer um implante dentário com enxerto de gengiva?
O implante dentário com enxerto de gengiva é indicado em casos em que o tecido ósseo e o gengival já estão deteriorados, ou seja, há uma necessidade de reconstrução da espessura e do volume ósseo gengival para que então possa ser feito o implante dentário.
Para a realização de um implante dentário com enxerto de gengiva, há a possibilidade de serem utilizadas três diferentes técnicas que são elas:
- Enxerto de tecido conjuntivo: Nessa técnica para implante dentário com enxerto de gengiva, a indicação vai para aqueles casos em que é necessário aumentar o volume gengival e recobrir a raiz do implante. O tecido para esse tipo de enxerto, na maioria das vezes, é proveniente da mucosa do palato, popularmente conhecida como céu da boca;
- Enxerto gengival livre: Já o enxerto gengival livre para implante dentário com enxerto de gengiva é utilizado em casos mais leves, onde necessita-se apenas recobrir a raiz, sem a necessidade de uma reposição de volume;
- Enxerto gengival pediculado: Nesse procedimento de implante dentário com cirurgia de enxerto de gengiva apenas a raiz que apresenta um pequeno defeito é recoberta e o tecido gengival utilizado é retirado da gengiva do dente que está ao lado.
O implante dentário com enxerto de gengiva é um procedimento odontológico que só é necessário quando há indicação do implantodontista, ou seja, nem todas as pessoas necessitam desse tipo de procedimento. Por isso, procure sempre por profissionais qualificados. A Odonto Safe conta com uma ampla rede credenciada de profissionais altamente qualificados que atendem as demandas dos planos odontológicos, entre em contato e saiba como ela pode ajudar a você estar sempre com a saúde bucal sempre em dia.