Saiba como reconhecer a gengivite e como trata-la
A gengivite é uma doença muito comum. Só no Brasil cerca de dois milhões de casos diagnosticados por ano. Para receber o diagnóstico da doença não é necessário nenhum exame feito em laboratório, mas somente um dentista pode fazer a avaliação e prescrever o melhor tratamento.
Os primeiros sintomas são: vermelhidão, mau hálito, inchaço e nos casos mais graves, sangramento. No momento em que se nota os sintomas é fundamental observar se está higienizando os dentes corretamente. São os restos de alimentos que ficam parados entre a gengiva e o dente que causam a inflamação. Mesmo que seja um doença comum, ela causa diversos desconfortos, além de poder evoluir para outras doenças.
Quais são os grupos de risco
Qualquer pessoa pode ter gengivite, mas é mais comum atingir pessoas que:
- Não escova os dentes corretamente;
- Pacientes em tratamento ortodôntico;
- Consomem alimentos com muito açúcar e não higienizam a boca após consumi-los;
- Pacientes com diabetes não controlada;
- Grávidas, pois na gestação o fluxo sanguíneo aumenta e acontecem diversas alterações hormonais;
- Fumantes.
Tratamento para a gengivite
Quando o acúmulo de placas bacterianas é visível e a gengiva sangra e está inchada é sinal de que deve-se caprichar mais na escavação. O tratamento para este estágio da gengivite é caseiro e necessita de dois itens: escova e fio dental. Deve-se escovar levemente para não causar ainda mais sangramento e passar o fio dental, aos poucos será perceberá que o fluxo de sangue irá diminuir até a gengivite ser completamente eliminada.
Nos casos mais graves de gengivite está muito avançada é possível ver grande quantidade de placas endurecidas e para remove-las somente uma limpeza profissional poderá eliminar por completo.
A inflamação da gengiva quando não tratada corretamente evolui para doenças ainda mais graves, como a periodontite. E quanto mais se adia o tratamento pior se torna, em alguns casos, o paciente pode até perder os dentes, pois a periodontite é a inflamação nos tecidos ósseos.
Previna-se contra a gengivite
A higienização correta dos dentes deve ser feita, assim como passar o fio dental três vezes ao dia. Bons hábitos evitam que o paciente sofra com a gengivite e previne contra outras doenças também.
A Ideal Odonto é uma assistência odontológica que possui convênio com diversas clínicas em todo o país. Com profissionais que realizam diversos tratamentos que devolvem o sorriso e o bem estar à todos os pacientes.