O que fazer em caso de gengiva sangrando?
Estava escovando os dentes, sentiu um desconforto e percebeu a gengiva sangrando? Saiba que é um problema bastante comum. Esse tipo de sangramento costuma ocorrer quando a gengiva está inchada, que pode ser decorrente do acúmulo de bactérias na boca ou por causa de alguma infecção.
As bactérias bucais se manifestam na forma da placa bacteriana, ela acumula nos dentes por causa de má higiene bucal. O aumento da concentração de bactérias na boca pode provocar infecções, cujo principal sintoma é a gengiva sangrando. Os sangramentos, além de outras adversidades, podem provocar mau hálito. Apesar disso, a placa bacteriana e estas infecções possuem tratamento.
Quer saber o que fazer se perceber a sua gengiva sangrando? Confira abaixo:
Diagnosticar e tratar a uma gengiva sangrando
Caso perceba a ocorrência deste problema em múltiplas ocasiões, você deve procurar um dentista. Além do momento de escovar os dentes, é possível perceber a gengiva sangrando ao morder frutas, como pera e maçã. É importante procurar auxílio profissional logo, pois este problema pode, se não tratado, pode ocasionar doenças mais graves como:
- Periodontite;
- Cáries;
- Tártaro;
- Abscessos dentários.
O tratamento é bastante simples e padrão. Caso o dentista não constate nenhuma das condições acima, o procedimento é realizar uma limpeza completa nos dentes. Caso a gengiva esteja infeccionada, ele pode receitar antibióticos para conter a infecção.
Como evitar situações de gengiva sangrando
A melhor forma de prevenção deste problema é cuidar bem dos dentes. Aplicar apenas alguns conceitos básicos da saúde bucal no seu dia a dia são mais do que suficientes para evitar esta condição. Escove os dentes três vezes ao dia, as situações recomendadas são: após o café da manhã, após o almoço e antes de dormir. O fio dental é indispensável, pois só a escovação não é suficiente para eliminar as bactérias mais difíceis. Enxaguantes bucais antissépticos também são úteis, pois além de refrescar o hálito ajudam a eliminar os micro-organismos.
Outra recomendação importante é bem simples: vá ao dentista. Limpezas completas e outros tratamentos preventivos podem evitar que você constate a sua gengiva sangrando. A frequência sugerida é de uma consulta a cada seis meses.