Identificando a gengiva inchada
Sem dúvida, a dor de dente é a principal razão que leva as pessoas a irem ao dentista. Porém, esse é um hábito que deve ser combatido, já que há outros problemas que podem surgir na região da boca e que merecem receber a atenção devida para evitar que a situação se agrave e cause transtornos maiores.
A gengiva inchada, por exemplo, é muito comum e fácil de ser identificada. Ela caracteriza-se pelo aspecto avermelhado - o normal é ela ser rosada - e levemente estufada. Dependendo do inchaço, pode até mesmo recobrir parte dos dentes. Além disso, a gengiva inchada pode doer e sangrar durante a escovação.
Causas da gengiva inchada
Nunca é normal o tecido gengival dilatar-se. Por isso, é bom conhecer os distúrbios e doenças que podem ocasionar essa irregularidade:
- Gengivite: esse é o nome oficial dado à inflamação na gengiva. Ela acontece quando uma ou mais cáries não são tratadas a tempo e atingem essa parte do corpo;
- Periodontite: é a evolução da gengivite. Além de deixar a gengiva inchada, pode causar bastante dor e até a perda dos dentes se for negligenciada;
- Gravidez: quando se fica grávida, ocorrem diversas alterações hormonais no organismo que trazem algumas transformações, entre elas o inchaço gengival;
- Alergias: algumas pessoas apresentam alergia a pastas de dente ou enxaguantes bucais que deixam a gengiva inchada;
- A má colocação do aparelho fixo ou da prótese dentária pode irritar o tecido gengival e fazer com que ele se expanda;
- Restos de alimentos localizados entre o dente e a gengiva também podem provocar irritação na região.
Caso para o dentista
Muitas vezes, melhorar a qualidade da escovação pode ajudar a acabar com a gengiva inchada e fazê-la voltar ao estado normal. Mas há casos em que somente uma visita ao dentista pode resolver.
Se o seu tecido gengival sangra facilmente durante e após a escovação e a gengiva inchada é acompanhada de dor, é fundamental procurar o profissional o quanto antes.
Ele pode solucionar o problema com uma simples limpeza ou recorrer a outros métodos que tornem o tratamento mais eficiente.