O que é o enxerto de gengiva recuperação
A técnica de enxerto é o nome que dá quando se retira tecido de uma região para recolocar em outra. No caso do enxerto de gengiva recuperação, o procedimento é basicamente feito para reconstruir áreas em que houve retração do tecido gengival ou mesmo a perda desse material.
Isso pode ter ocorrido devido à perda de algum dente, à colocação de implante dentário ou por traumas externos, como acidentes.
Quais são os tipos de enxerto de gengiva recuperação
Esse procedimento possui três versões que podem ser escolhidas pelo cirurgião-dentista:
- Enxerto de gengiva livre: o tecido gengival é retirado de uma área distante do local que vai receber o enxerto. Pode ter como resultado gengiva com coloração diferente. Por isso, o ideal é que seja feito em áreas que não ficarão visíveis;
- Enxerto de tecido conjuntivo: não apresenta diferença de cor porque o profissional remove a parte mais profunda da gengiva, preservando o tecido superficial no local de origem. É a mais indicada para corrigir gengivas retraída em área exposta;
- Enxerto de gengiva pediculado: nesse tipo de enxerto de gengiva recuperação, o tecido que será removido fica adjacente ao local que o receberá. É o procedimento mais simples.
Cuidados pós-operatório
O enxerto de gengiva recuperação não é considerado um procedimento de alta complexidade. Ainda assim, seu pós-operatório requer cuidados indispensáveis para que o resultado final seja positivo.
- Nas primeiras 48 horas, nada de alimentos quentes, sólidos ou fibrosos, que podem abrir os pontos;
- Também nesse período, o ideal é evitar falar ou fazer qualquer movimento com a boca;
- Não coloque a mão ou objetos na boca para não correr o risco de levar bactérias que podem desencadear uma inflamação;
- Nos primeiros 30 dias, evite alimentos duros e com fibras;
- Pode-se utilizar compressas frias na região para ajudar a reduzir o inchaço;
- Nos casos de enxerto de gengiva recuperação, é comum o dentista pedir o retorno ao consultório a cada sete dias para acompanhar o resultado do procedimento.
Somente seu dentista poderá avaliar se você precisa passar pelo procedimento de enxerto de gengiva recuperação. Marque sua visita a cada seis meses para garantir a qualidade de sua saúde bucal.