Identificando e combatendo a DTM
Você está sentindo dores no maxilar? Pode ser que esteja com DTM, a disfunção da articulação temporomandibular, conhecida no jargão da odontologia como ATM. Esta estrutura é a responsável pela movimentação do maxilar, além de ser a conexão da mandíbula com o crânio.
A DTM pode causar problemas muito irritantes no dia a dia, como dificuldade para abrir a boca, para mastigar, para falar e até para dormir. Esse estresse, inclusive, pode ser apontado como a principal causa para o problema, tornando seu tratamento um pouco complexo e exigindo um profissional especializado para obter os melhores resultados.
Quer saber como evitar e tratar a DTM? Confira abaixo:
Dicas e tratamentos para DTM
O primeiro passo para combater esta disfunção é procurar ajuda especializada de um dentista. Recomenda-se um que tenha especialidade em ortopedia funcional dos maxilares, ramo da odontologia dedicado a estudar e tratar problemas como a DTM. São alguns sintomas de que você possui essa condição:
- Dores ao abrir a boca e mastigar;
- Não conseguir abrir a boca completamente;
- Dores no rosto e no pescoço;
- Estalos ao abrir a boca.
O tratamento para a DTM consiste em relaxar os músculos da face, além de corrigir o posicionamento dos maxilares de forma natural com fisioterapia. Por causa disso, é possível que o profissional receite relaxantes musculares, que podem ser adquiridos em farmácias. Outra alternativa é a aplicação de substância botulínica, popularmente conhecida por botóx, na área machucada.
Evitando maiores problemas no maxilar
É complicado apontar uma solução para conter a DTM, afinal, suas razões estão intimamente ligadas a problemas como ansiedade e nervosismo, com causas difíceis de serem diagnosticadas. Entre as recomendações mais comuns para evitar a disfunção, estão beber bastante água, investir na qualidade do seu sono e evitar morder coisas muito duras.
É importante tomar cuidado com dores na mandíbula. Conviver com elas pode te atrapalhar muito, além de acarretar em problemas mais graves caso não seja tratada. Um maxilar desconfortável implica numa mastigação incorreta, o que pode prejudicar seus dentes e a posição da mandíbula, esta muito mais difícil de tratar. Por isso, ao sentir qualquer um dos sintomas da DTM procure um especialista.