Saiba como diagnosticar e tratar doenças da gengiva
As doenças da gengiva são mais comuns do que se imagina. Só no Brasil são mais de 2 milhões de casos todos os anos. Os primeiros sintomas que uma gengiva doente apresenta são: dor; inchaço; vermelhidão e sangramento. Para seu diagnostico não há a necessidade de exame laboratorial, mas é imprescindível que o paciente procure um dentista para diagnosticar e recomendar o melhor tratamento para a situação.
No momento em que o paciente nota os primeiros sintomas, precisa verificar se a escovação está sendo feita corretamente, pois são os restos de alimentos que ficam parados entre o dente e a gengiva que inflamam a região. A doença, como dito é comum e seu tratamento pode ser rápido, se feito logo no inicio. A gengivite, como é chamada uma das doenças na gengiva causa diversos incômodos principalmente relacionados ao bem estar do paciente, pois sangramentos podem acontecer espontaneamente e constrange-lo.
Como tratar as doenças da gengiva
Um tratamento caseiro pode ser eficiente, mas somente nos casos onde não há muita placa bacteriana acumulada. O tratamento caseiro nada mais é que escovar os dentes corretamente e usar o fio dental. Para não causar ainda mais incômodos à gengiva é importante que o paciente não aplique muita força na hora da escovação.
Em caos mais graves das doenças da gengiva é importante que o paciente vá à um dentista para realizar um procedimento de raspagem e limpeza profissional, pois neste tratamento é retirado toda a placa bacteriana que causa a inflamação na gengiva.
A periodontite é uma das doenças da gengiva
A periodontite é uma evolução da gengivite, mas neste caso a inflamação chegou aos tecidos ósseos e em casos severos a perda dos dentes pode ser um triste resultado da doença.
Os grupos de risco incluem pessoas que não higienizam a boca corretamente e outros:
- Pessoas que fazem tratamentos ortodônticos e negligenciam a higiene;
- Consomem alimentos com muito açúcar e não fazem a higienização correta;
- Com a diabetes descontrolada;
- Não conseguem fazer a higiene correta devido à problemas fisico-motores;
- Gestantes que devido ao aumento do fluxo de sangue e alterações hormonais, a gengiva pode inflamar;
- Pessoas que fumam são as que mais estão propensas à desenvolver doenças da gengiva;
A Ideal Odonto é uma assistência odontológica que possui convênio com diversas clínicas em todo o Brasil. Com tratamentos que são capazes de eliminar as doenças da gengiva e devolvem o bem estar e o sorriso à todos os seus pacientes.