VOCÊ SABIA: DENTES AMARELOS SÃO MAIS FORTES
Manter um sorriso branquinho e limpo pode parecer sinal de uma saúde bucal em dia. Mas, o que poucos sabem, é que dentes amarelos são mais fortes e resistentes que os tradicionais brancos, que são resultado de uma exigência estética mundial. Todos querem sair bem nas “selfies” que norteiam os hábitos sociais e que refletem bem-estar, saúde e higiene, uma necessidade psicológica, mas não está no alcance de todos.
Com o passar dos anos, os dentes permanentes têm propensão a escurecer ou ficar gradativamente amarelos pelo desgaste natural do esmalte, transparecendo mais a camada interna da dentina que é mais amarelada, iniciado pela parte interior dos dentes onde a retenção é difícil de higienizar. Mas, uma notícia boa, é que os dentes amarelos são mais fortes e podem ser mais resistentes às cáries, por exemplo.
Ter dentes amarelados pode mexer com a autoestima das pessoas, que com o tempo, acabam tendo mudanças estruturais na dentição, além de redução do fluxo sanguíneo, mas nem por isso, deixam de tornar os dentes amarelos são mais fortes. Usar excessivamente produtos para clarear os dentes, também pode acabar danificando a camadas do esmalte que protege os dentes.
A FAMA DOS DENTES AMARELOS SÃO MAIS FORTES
Apesar de muitas vezes parecerem vilões, os dentes amarelos são mais fortes, principalmente quando eles possuem essa cor por um motivo de genética. Mas, é claro que existem formas de evitar que eles fiquem amarelados e continuem saudáveis, como:
- Evitar vícios como tabagismo, café, chá, vinho tinto;
- Evitar alguns refrigerantes e alimentos que possuam corantes fortes;
- Pela má higiene bucal e hábitos alimentares inadequados.
DENTES AMARELOS PODEM SER SAUDÁVEIS
Apesar de dentes branquinhos parecerem os mais bonitos e saudáveis possíveis, mas, forçar os dentes amarelos são mais fortes a voltarem ficar brancos, pode ser uma verdadeira agressão aos dentes, que acabam escurecendo naturalmente ao passar do tempo. Entre os perigos existentes nos clareamentos naturais ou caseiros, que somente mostram seus resultados do clareamento depois de lesionar os dentes e gengivas.
Dentes amarelos são mais fortes, mas, alguns tratamentos como o pó de bicarbonato puro, apresenta muita abrasividade e causa desgaste precoce do esmalte dos dentes; a água oxigenada que interfere no PH da boca e o aumento de acidez, provocando queimaduras nas gengivas e mucosas, além da desmineralização dos dentes e alteração da flora bacteriana da boca.
Além disso, forçar os dentes amarelos são mais fortes a ficarem brancos, pode fazer com que eles tornem-se mais sensíveis, causado por processos de clareamento que não possuem a supervisão de um dentista, fazendo com que ao consumir alimentos muito gelados ou muito quentes, os dentes causem dores e aflições à pessoa.