Primeiro sinal do dente siso doendo
De modo geral, o famoso dente do siso costuma nascer entre os 16 e 20 anos de idade. No entanto, há diversos casos em que, mesmo em pessoas com idades superiores a essas, ele simplesmente não apareceu.
Acredita-se que futuramente esses relatos serão cada vez mais comuns, já que com a evolução alimentar, esses molares foram perdendo sua função mastigatória - no passado, eram muito úteis para ajudar a triturar alimentos mais rígidos e que demandavam mais força.
Apesar disso, ainda hoje ele pode causar bastante incômodo quando começa a dar os primeiros sinais de erupção gengival. Isso acontece porque o dente vai fazendo um rasgo na gengiva para poder se libertar e ganhar seu espaço. Com certeza, é a primeira causa que pode deixar o dente siso doendo.
Dente siso doendo: principal causa
O dente siso doendo pode ter algumas causas, entre elas está a pericoronarite. Essa é uma inflamação típica em dentes que estão apenas parcialmente expostos. Geralmente ela ocorre quando o tecido que reveste a coroa do dente impede que ele seja higienizado corretamente, permitindo o acúmulo de restos de alimentos e bactérias.
Os 5 sintomas do dente siso doendo
Quando a pericoronarite se instala, o quadro inflamatório pode trazer outras consequências além da dificuldade de se fazer a limpeza adequada do dente.
- A dor é o primeiro sinal da formação da inflamação. No começo pode ser sentida apenas como um incômodo. Porém, logo pode evoluir para dor intensa;
- Visualmente é possível perceber a região avermelhada, denunciando o princípio da pericoronarite;
- Além da gengiva mais avermelhada, a inflamação pode provocar inchaço;
- O processo de abrir e fechar a boca pode ser dificultado com o dente siso doendo, fazendo com que a qualidade da alimentação seja prejudicada;
- Gosto estranho na boca também é indício de problema na região do nascimento do dente do siso.
Cuidado profissional
É fundamental que se consulte o dentista assim que surgir qualquer um dos sintomas acima. Não é recomendado também a ingestão por conta própria de analgésicos e outras soluções para aliviar o dente siso doendo, pois podem mascarar algum tipo de problema mais sério ou mesmo complicar o quadro inflamatório já instalado.
Somente o dentista pode indicar o tratamento certo para o dente siso doendo.
Quando extrair o dente siso doendo?
- Se mesmo após fazer uma limpeza na região, o dentista verificar que a inflamação pode voltar, ele pode optar pela remoção do dente para sanar o problema definitivamente;
- Além de causar incômodo, o dente siso doendo pode atrapalhar a estrutura de toda a arcada dentária se não houver espaço para ele. É um dos casos mais comuns em que o profissional recomenda sua extração;
- É muito comum também os ortodontistas solicitarem a remoção do dente do siso, mesmo quando eles nem despontaram ainda. Isso ocorre por receio de que seu futuro surgimento possa atrapalhar o tratamento com aparelhos ortodôntico.