Dente podre tem tratamento
É muito comum que os pacientes utilizem a expressão dente podre, quando na verdade estão com algum problema no dente que pode ser desencadeado a partir das mais diversas situações. No entanto, muitos não sabem mesmo é como identificar um dente podre. Quer saber mais? Então continue a leitura e saiba mais sobre o dente podre.
O que é um dente podre?
O dente podre nada mais é do que um dente que, aparentemente, não tem mais o que se fazer ou ainda que a sua solução será só paliativa, nada permanente. Na maioria das vezes, o dente podre pode ser considerado nos seguintes casos:
- Dentes com um nível de cárie muito elevado, onde temos uma ou várias cáries que se instalaram nas raízes do dente;
- Dentes com perdas ósseas, nos casos onde não há mais suporte que o deixe firme na boca;
- Dentes com muitas restaurações e que tiveram uma fratura decorrente, justamente, da quantidade exagerada de reparos.
Desse modo, pode-se perceber que o paciente por si só não consegue ver se o dente realmente é um dente podre, uma vez que há casos de dentes cariados que ficam com uma coloração escura mas que nem sempre estão podres.
Quais os tipos de tratamento para um dente podre?
Um dente podre em alguns casos têm solução, sim. Nos casos de dente podre em que há soluções, os tratamentos mais indicados são os seguintes:
- Restauração: Por meio da restauração o dente acaba sendo refeito com uma resina, onde completa-se a forma e a anatomia dele, permitindo então que o mesmo retorne a sua função original;
- Restauração do tipo inlay/onlay: Esse tipo de restauração é novidade na odontologia e tem como objetivo principal ser uma restauração estética, produzida a partir de resinas ou cerâmicas, com e sem recobrimentos dos dentes. Esse tipo de resina é muito utilizada na recuperação de dentes que, antigamente não tinham mais soluções;
- Coroa: As coroas servem como uma cópia do dente e podem ser feitas em material cerâmico, zircônia e dissilicato de lítio. As coroas apresentam uma estética muito bonita e com isso ficam idênticas ao dente que antes estava saudável;
- Coroa com núcleo: Já esse tipo de coroa é utilizado em situações quando cobre apenas a raiz do dente que, ainda, apresenta uma boa estrutura. Nestes casos o dentista coloca um pino que irá ficar preso dentro dessa raiz e em cima desse pino é posto a coroa dentária.
Como evitar um dente podre?
Evitar o surgimento de dente podre é uma tarefa que atinge, diretamente, a rotina de cuidados com a saúde dental.
Cuidados estes que abrangem uma boa higiene da boca, por meio de uma escovação de qualidade, com limpeza da língua e interno de bochechas, uso de fio dental e enxaguante bucal.
Além disso, evitar o consumo de açúcar e alimentos ricos em amido também ajudam na manutenção de uma boa saúde bucal, isso porque esses tipos de alimentos são o estopim para o aparecimento de placas bacterianas, mau hálito e cáries.
E por fim, não podemos deixar de mencionar as visitas regulares ao dentista como fator de extrema importância para evitar casos de dente podre. Essas visitas devem ser feitas no período de seis em seis meses, com o objetivo do dentista remediar e prevenir a possibilidade de aparecimento de doenças bucais.
Viu só o quanto é importante manter uma boa higiene bucal atrelada as consultas regulares ao dentista, a fim de evitar os casos de dente podre? A Odonto Cases oferece uma linha de planos odontológicos que irão te auxiliar a manter a saúde bucal sempre em dia, entre em contato e saiba mais como isso é possível.