Identificando um dente para fazer canal
Muita gente tem medo de ouvir que tem um dente para fazer canal, por causa dos mitos relacionados ao procedimento. Este tratamento se faz necessário em casos que o nervo do dente está danificado, seja por cáries, bactérias ou lesões por choques mecânicos. Muitas vezes, uma dor de dente persistente e aguda pode indicar a necessidade disso.
O que incomoda quem está com dente para fazer canal é em relação à dor do procedimento. Ele é considerado uma pequena cirurgia, e exige alguns cuidados no pós operatório, mas fique tranquilo. A operação é feita em ambiente clínico controlado, com aplicação de anestesia e em poucos dias você estará livre de dores.
Quer saber mais sobre dente para fazer canal? Confira abaixo:
Dente para fazer canal: como proceder
O primeiro passo é verificar se você se qualifica na condição de "dente para fazer canal". Para isso, você deve marcar uma consulta com o cirurgião dentista. Muitas vezes, a dor de dente é causada apenas por cáries, as quais em estágio inicial exigem muito menos transtorno para serem removidas e acabar com o problema.
Caso o problema seja de fato um dente para fazer canal, você será encaminhado para o processo cirúrgico. Ele consiste na remoção do nervo do dente afetado, além de sua polpa. O espaço vago é então preenchido por uma obturação, feita sob medida para você. Após o procedimento, você precisa tomar alguns cuidados para acelerar sua recuperação, tais como:
- Repouso absoluto nos primeiros dias após a operação;
- Evitar mastigar com o dente operado;
- Uso de analgésicos para amenizar a dor;
- Compressas geladas no local para diminuir eventuais inchaços.
Evitando o tratamento de canal e outros problemas
Para que você não precise de um dente para fazer canal, você deve tomar cuidado com a sua higiene bucal. Preservando bons hábitos, tais como escovar os dentes três vezes ao dia, uso diário de fio dental e antisséptico, você evitará que a placa bacteriana se acumule nos dentes, impedindo o desenvolvimento desses problemas. Além disso, mantenha uma rotina de visitas ao consultório do dentista, ele poderá te ajudar a limpar melhor os dentes e prevenir outras condições.