O que fazer em caso de dente infeccionado apos canal?
Você percebeu seu dente infeccionado apos canal? Saiba que isto é normal. O tratamento de canal é o procedimento mais indicado para tratar uma grave dor de dente. Ele consiste em remover o nervo e a polpa do dente infeccionado, e depois substituí-lo com uma obturação.
Por ser considerado uma pequena cirurgia, também existe um processo de recuperação no pós-operatório. É normal perceber o dente infeccionado apos canal, porém, também é importante sempre estar em contato com o dentista. Não tome nenhuma atitude antes de falar com o profissional que realizou o tratamento de canal em você.
Quer saber mais sobre como proceder em caso de dente infeccionado apos canal? Confira abaixo:
Como tratar dente infeccionado apos canal?
O primeiro passo é contatar um dentista, preferencialmente o que fez o canal em você. Apenas um profissional adequado poderá avaliar a situação da sua boca e o que está causando o desconforto. Se você estiver preocupado o dente infeccionado apos canal, marque uma consulta em caso desses sintomas:
- Inchaço na região;
- Dor constante;
- Dores de cabeça;
- Abscessos dentários próximos ao dente operado.
Apesar disso, tente se tranquilizar. É perfeitamente normal constatar um dente infeccionado apos canal, devido à natureza do processo. O dentista costuma sugerir o uso de medicamentos antibióticos ou anti-inflamatórios, dependendo da situação. Eventuais inchaços também podem ser combatidos com compressas geladas.
Em alguns casos raros, a bactéria que provocou o tratamento de canal pode ser muito forte, e continuar instalada no dente. Apesar da alta taxa de sucesso, a cirurgia de canal não é infalível. Neste caso, o dentista avaliará qual a melhor forma de tratamento, que na pior das hipóteses será a extração no dente.
Prevenindo a dor de dente
Você não sofrerá com dente infeccionado apos canal se prestar bastante atenção na sua higiene bucal. Faça a escovação correta dos seus dentes três vezes ao dia, além do uso diário de fio dental. Mantenha visitas periódicas ao dentista, problemas como o canal só existem por que o diagnóstico da cárie é feito tarde demais. A frequência recomendada de visitas ao consultório odontológico é de uma vez a cada seis meses.