Lidando com o dente extraído cicatrização
Um bom dentista jamais vai indicar a remoção de um dente se não for extremamente necessário. O principal caso em que isso ocorre refere-se ao famoso dente do siso.
Esse dente extraído cicatrização é o último a nascer nos seres humanos. Em alguns casos, inclusive, ele não nasce nunca. De acordo com especialistas, isso acontece por uma questão evolutiva.
No passado, o dente do siso tinha um importante papel na mastigação. Porém, foi perdendo sua função de acordo com a evolução alimentar, em que praticamente não se mastigam mais alimentos muito duros.
Quando o profissional opta por remover essa dentição, pode haver algum incômodo. Nesse caso, é recomendado tomar algumas medidas que podem ajudar a lidar com o dente extraído cicatrização.
Dente extraído cicatrização: o processo
Para remover o dente do siso, é realizada uma microcirurgia que costuma ser feita no próprio consultório odontológico. Conheça o passo a passo do dente extraído cicatrização:
- Após confirmar a necessidade de tirar o dente do siso por meio de exames, o primeiro passo do dentista é aplicar anestesia local;
- A seguir, com instrumentos próprios para essa missão, ele retira o dente. No entanto, quando o elemento ainda encontra-se sob a gengiva, é feita uma incisão para alcançar o dente "escondido";
- Após conseguir remover o dente extraído cicatrização, o profissional fecha o local com alguns pontos;
- O pós-operatório do dente extraído cicatrização não traz grande complexidade. O indicado é utilizar bolsa de gelo para aliviar um possível inchaço e se alimentar com alimentos frios e pastosos nos primeiros dias.
Quando extrair o dente do siso
Há situações em que é impossível não remover o dente do siso para que ele não prejudique toda a estrutura da arcada dentária:
- Quando o dente do siso começa a despontar, ele pode causar bastante desconforto. Com isso, sua higienização é negligenciada e pode desencadear um quadro de inflamação. Para resolver esse problema definitivamente, muitas vezes o dentista prefere extrai-lo;
- É muito comum o dente do siso nascer, mas não ter espaço para ele. O problema é que, para conseguir se encaixar na arcada dentária, ele começa a empurrar os outros dentes. Para evitar essa situação, muitos dentistas optam por sua remoção;
- Se você vai iniciar um tratamento ortodôntico, muito provavelmente seu ortodontista vai solicitar a extração dos seus dentes do siso, mesmo que eles nem estejam despontando ainda. Ele toma essa medida como precaução para não prejudicar o tratamento posteriormente.