O DENTE DO SISO EXTRAÇÃO QUANDO É PRECISO
A pergunta mais frequente nos consultórios dentários sobre o dente do siso extração, é se todos devemos extrair os dentes do siso e se o procedimento é muito dolorido. A cirúrgica dos terceiros molares ou dente do juízo, por vezes, não passam despercebidos e geram muita polêmica.
O dente do siso extração, pode ser realizada antes (dentes inclusos) ou depois que nasce, o que acontece geralmente entre 16 a 21 anos. Como são considerados nos tempos de hoje desnecessários, causam queixas e incômodos de dor na maioria dos casos. Considerada uma cirurgia muito temida pelos pacientes, mas se a cirurgia for feita cuidadosamente e com um profissional especializado, a dor no pós-operatório segue bem menor, reduzindo as chances de sofrimento.
É preciso um profissional especializado para realizar a cirurgia, pode ser um cirurgião dentista ou cirurgião buco-maxilo-facial, para que a cirurgia de dente do siso extração seja feita em consultório médico, como toda a estrutura para o procedimento e conforto para o paciente.
DENTE DO SISO EXTRAÇÃO É INDICADO QUANDO:
- Dificuldade de higienização dos dentes com o difícil acesso da escova;
- Traumas ou perda do alinhamento dos dentes por pressão ou empurramento dos dentes vizinhos;
- Quando eclodidos, os sisos motivam alterações na boca que prejudicam a mordida e a fala;
- Dentes inclusos, não nascem pela falta de espaço ou pelo mau posicionamento dentro dos maxilares;
- Cárie recorrente com infecções ou doença periodontal grave;
- Quando o siso gera dores na face, mandíbulas e ouvidos.
QUAIS OS PROCEDIMENTOS DE DENTE DO SISO EXTRAÇÃO
A melhor idade para os procedimentos de dente do siso extração são entre os 16 a 18 anos, quando as primeiras raízes dos dentes ainda não se completaram e facilitam a extração do dente do siso favorecendo o prognóstico, sem riscos ao paciente. A anestesia é injetável e local, e poderá ser oferecido um sedativo para controlar a ansiedade, que fica a critério do paciente. Nesse caso, é solicitada a presença de um acompanhante no dia da cirurgia.
A realização da cirurgia para o dente do siso extração, é feita com anestesia local no dente que será retirado, para prevenir que a sedação passe e o paciente sinta dores, além de serem receitados analgésicos antes da cirurgia. Então, inicia-se a incisão na pele da gengiva para visualizar o dente que será extraído, e retirado o dente, a limpeza de restos e pedaços de dente de dentro da cavidade é feita, terminando com uma sutura. Para o pós-operatório de dente do siso extração, é recomendado fazer refeições leves e seguir as prescrições dos remédios como os antibióticos e anti-inflamatórios para evitar infecções e repouso.