Saiba como combater a halitose
Mais de 40% da população mundial sofre e procura como combater a halitose. O incômodo interfere não somente na saúde bucal, mas também nas relações pessoais e até no dia a dia.
Mesmo que seja um problema muito comum, muitas pessoas não sabem como podem evitar e tratar. Ainda que nos dias atuais as informações chegam muito rápido, as pessoas não estão acostumadas à frequentar um dentista regularmente.
Como combater a halitose em 4 passos
- Escovar os dentes: pode até parecer óbvio, mas muitos pacientes ainda não sabem escovar os dentes corretamente;
- Escovar a língua: criar o hábito de escovar a língua pode ser a melhor forma para como combater a halitose;
- Passar o fio dental: o fio é responsável por tirar os restos dos alimentos que ficam nos dentes, onde a escova não alcança;
- Fazer visitas regulares ao dentista para avaliação preventiva e limpeza profissional.
Principais causas da halitose
As causas para a halitose são as mais diversas, produtos que contém álcool podem ser granes vilões para a saúde bucal, por exemplo, o enxaguante bucal que é muito recomendado pelos dentistas se torna um agente causador do mau hálito, pois ele descama a parte interna da bochecha e faz com que os resíduos fiquem depositados na língua formando a saburra, que se não eliminada, causa o mau hálito.
A maior parte das pessoas que possuem mau hálito, cerca de 90% delas, não fazem a higienização correta dos dentes, ou seja, problemas que são causados por má escovação geram o mau hálito, por exemplo, cáries, periodontite e gengivite. O mau hálito também pode se apresentar como um sintoma de outras doenças, como a sinusite e problemas gastrointestinais como a úlcera estomacal, gastrite e estomatite.
Como combater a halitose não é considerado um problema grave, mas pode ser sintoma de algo mais sério, por isso o recomendado é que, assim que aparecerem os primeiros sinais o paciente busque orientação com um profissional de confiança. Somente um profissional capacitado poderá diagnosticar e auxiliar como combater a halitose da maneira correta e, caso necessário, ele pode encaminhar para outros profissionais, mas isso depende do que está causando o problema.