COLOCAÇÃO DE APARELHO ORTODÔNTICO: O QUE DEVE SABER
Em busca do bem-estar e de um sorriso mais bonito, a revolução na tecnologia estética da odontologia, fizeram aumentar muito a colocação de aparelho ortodôntico, sem contar a qualidade dos produtos oferecidos no mercado que ficaram, sem dúvidas, mais acessíveis.
A popularização dos tratamentos na colocação de aparelho ortodôntico, principalmente o uso do aparelho fixo, tornou-se um procedimento simples e de fácil manutenção. Os bons resultados estéticos e funcionais são garantidos, recomendados para a correção do alinhamento dos dentes, problemas de articulação dentária ou para outras diversas situações como, o tipo de mordida e até mesmo a idade da pessoa.
Ao iniciar um tratamento de colocação de aparelho ortodôntico, a pessoa precisa ter a consciência que é preciso ter muita dedicação, muita higiene e algumas mudanças de hábitos, além de ser muito paciente.
COMO É A COLOCAÇÃO DO APARELHO ORTODÔNTICO
O objetivo da colocação do aparelho ortodôntico é a movimentação dos dentes para o alinhamento da posição correta, resultado da pressão feita com a ajuda dos componentes que montam o conjunto do aparelho são:
- Os braquetes: é uma peça metálica que são coladas em cada dente e serve de base para o fio metálico;
- O fio metálico: e um fio que é passado por cada dente pelos braquetes com a função de alinhar o arco dentário;
- As bandas metálicas: peças que servem para dar a sustentação ao aparelho ortodôntico, e serve de ancoragem do sistema.
O tratamento de colocação de aparelho ortodôntico, objetiva na pressão do arco dentário progressivamente, até que se alcance um alinhamento esteticamente desejado, o tempo de tratamento varia de cada caso, pode demorar em torno de dois anos.
ALERTAS PARA COLOCAÇÃO DE APARELHO ORTODÔNTICO
A escolha do ortodontista é para ter um melhor direcionamento do tratamento, mas escolha a colocação do aparelho ortodôntico adequado para o problema, solicitará exames, raio-x e fotografias da face, para analisar com precisão as condições dos arcos dentários, e se há cáries e periodontites. Uma revisão geral nos dentes e gengivas também será necessário.
O dentista expõe ao paciente os cuidados com a higiene, por isso, é preciso redobrar os cuidados com a higiene bucal, para evitar a proliferação de bactérias, cáries ou inflamações nas gengivas. Com a colocação do aparelho ortodôntico, será usado escovas especiais e outros materiais sob prescrição do ortodontista para uma limpeza eficaz dos dentes e do aparelho. Para a alimentação é solicitado que evite alimentos grudentos e açucarados, seus resíduos podem se alojar nos aparelhos e desenvolver bactérias. Já os alimentos duros ou fibrosos, causam danos aos aparelhos e quebram os componentes, prefira os alimentos mais macios e em pedaços para conservação do tratamento e do aparelho ortodôntico.