Tudo sobre clínica de implante dentário
A clínica de implante dentário nada mais é que uma clínica odontológica que realiza diversos procedimentos odontológicos. O implante dentário tem como objetivo reabilitar o sorriso do paciente, que por qualquer motivo tenha perdido os seus dentes. O que chamamos de implante é um pino de titânio que é inserido dentro do osso do paciente e que cumpre a função da raiz.
O procedimento é muito pesquisado por quem deseja usar uma prótese dentária, mas deseja uma aparência mais natural. Quando comparamos o dente do implante e o natural fica quase imperceptível a diferença entre eles.
Dúvidas frequentes sobre clínica de implante dentário
- Benefícios da cirurgia de clínica de implante dentário são: recuperar o sorriso, auxiliar a melhora na função dos dentes (rasgar, mastigar e triturar alimentos);
- Não há rejeição do implante: muitos pacientes ficam com medo do corpo rejeitar o implante, mas o que na verdade acontece é que o osso "abraça" o pino de titânio e se molda à ele. Esse processo chama-se de osseointegração;
- Dente definitivo: os dentes definitivos podem demorar até seis meses para serem colocados sobre o implante, mas há a possibilidade de se utilizar um provisório. Esse tempo é necessário para que o osso e a gengiva cicatrizem corretamente.
Os cuidados com o implante dentário vai muito além da cirurgia
Engana-se quem pensa que os cuidados com o implante acabam assim que se sai da clínica de implante dentário. Muito pelo contrário, os cuidados devem ser redobrados após a cirurgia. Normalmente o cirurgião recomendará uma série de cuidados que devem ser respeitados para que não haja nenhum problema. A cirurgia não costuma doer, mas caso ocorra algum imprevisto procure o profissional imediatamente.
Após a cirurgia o paciente não deve ficar exposto ao sol, além de não poder fazer esforço fisico e se alimentar de comidas quentes e duras, dar preferência aos alimentos frios e líquidos. Escovar os dentes, língua e usar o fio dental deve ser um ritual diário e não pode ser negligenciado nem após a cirurgia. Entretanto, os dentistas recomendam que não se faça bochechos, pois o sangue que está acumulado na gengiva auxilia na cicatrização.