Saiba mais sobre a profissão de cirurgião dentista
O cirurgião dentista é o profissional que, além de tratar problemas básicos como cáries e acúmulo de placa bacteriana, é capaz de realizar procedimentos como o tratamento de canal, extração de dentes e implantes dentários.
A atuação desta profissão não está apenas ligada com a saúde bucal. O cirurgião dentista também é o mais indicado para procedimentos estéticos no dente, como o clareamento dental e a manutenção de próteses dentárias. A profissão do dentista é bastante nobre, e estimada por muitas pessoas por lidar com a saúde e servir aos cidadãos.
Quer saber mais sobre a profissão do cirurgião dentista? Confira abaixo:
O que faz um cirurgião dentista?
Para se tornar um dentista, primeiramente é necessário cursar odontologia. Este curso é um dos mais populares entre as faculdades brasileiras, e é facilmente encontrado tanto em instituições privadas quanto em universidades públicas. Um cirurgião dentista pode também se especializar em alguma área da odontologia, entre elas estão:
- Periodontista, especialista em gengivas;
- Endodontista, especialista em tratamentos de canal;
- Odontogeriatria, área direcionada para saúde bucal de idosos;
- Especialista em próteses dentárias.
Um cirurgião dentista pode exercer sua profissão de diversas maneiras. Uma delas é montar seu próprio consultório, opção bastante difundida entre os profissionais. Ele também pode atender na rede pública, em postos de saúde ou em hospitais. Além disso, existem empresas que possuem um dentista credenciado, que pode atender nas dependências da firma.
Como se consultar com um cirurgião dentista
No caso de dentistas da rede pública, as consultas e tratamentos são gratuitos. Entretanto, a demanda de consultas é muito maior que a oferta de profissionais, logo, você pode demorar para ser atendido caso procure um posto de saúde. Alguns procedimentos considerados estéticos, como branqueamento dental e colocação de dentes de porcelana, não costumam ser oferecidos pelo sistema público.
Na área particular, o serviço costuma ser mais rápido. Por causa disso, as consultas e tratamentos são pagos. Os dentistas que atendem em consultórios privados também costumam atender seus pacientes sob cobertura de um plano odontológico. Semelhantes aos planos de saúde, estes convênios implicam no pagamento de mensalidades para uso de alguns serviços, sem custos extras. Alguns procedimentos como implantes dentários e tratamentos estéticos são cobertos apenas por planos mais sofisticados.