Tudo sobre a cirurgia gengiva retraída
A retração gengival é um problema bucal caracterizado pelo deslocamento da gengiva, que expõe a raiz do dente. Para solucioná-la, existem diferentes alternativas e uma delas é a cirurgia gengiva retraída.
A mudança de posição da gengiva pode desenvolver cáries, hiper-sensibilidade, danificação do osso e até mesmo a perda do dente. É comum que, conforme o passar do tempo, a retração se torne mais evidente e agrave o quadro.
Como ocorre a cirurgia gengiva retraída?
Para solucionar o problema, o paciente tem a opção de fazer a cirurgia gengiva retraída. Nesse procedimento, o profissional tem o objetivo de cobrir a raiz exposta por meio do reposicionamento gengival ou do enxerto de gengiva.
Através do enxerto gengival, o dentista retira um pedaço de gengiva de um local e o coloca no dente onde ocorreu a exposição da raiz. Essa é uma técnica utilizada em casos de retração mais extensa.
No reposicionamento gengival, o profissional descola, puxa e reposiciona a gengiva que estava retraída. Já esse procedimento é mais indicado para os casos de retração menos extensa.
Sintomas da retração gengival
Antes de realizar a cirurgia gengiva retraída, é necessário avaliar e diagnosticar se o paciente possui retração gengival. Caso seja constatada a presença desse problema, certamente ele apresenta alguns destes sintomas:
- Hiper-sensibilidade;
- Dor de dente;
- Exposição da raiz do dente;
- Mau hálito;
- Sangramento da gengiva na escovação ou ao passar fio dental;
- Mau hálito;
- Cáries;
- Tártaros.
Para prevenir o aparecimento da gengiva retraída, torna-se importante que o paciente siga recomendações essenciais para um melhor cuidado com a saúde bucal. Escovar os dentes após as refeições e de forma correta, evitar alimentação baseada em produtos muito açucarados, utilizar antisséptico bucal principalmente à noite e visitar o consultório odontológico regularmente são alguns dos passos essenciais.
Com a Ideal Odonto, o usuário tem acesso a equipes altamente capacitadas no tratamento odontológico de qualidade. Por meio dos convênios oferecidos pela assistência odontológica, é possível que o usuário realize diversos procedimentos e um deles, é o tratamento de gengiva. Dessa forma, unindo um cuidado bucal adequado em casa e uma equipe qualificada para tratar e prevenir problemas bucais, o usuário garante a manutenção de um sorriso belo e saudável.