Saiba tudo sobre a cirurgia de mandíbula
A cirurgia de mandíbula é uma cirurgia odontológica, também conhecida como cirurgia ortognática, que visa melhorar o posicionamento do maxilar e mandíbula, além de melhorar a estética do paciente.
Mesmo que pareça uma cirurgia plástica, a cirurgia de mandíbula é um procedimento que tem como objetivo devolver a qualidade de vida do paciente. A cirurgia pode ser considerar plástica, pois melhora consideravelmente o rosto do indivíduo.
Cirurgia de mandíbula: benefícios e sintomas
A cirurgia de mandíbula proporciona uma série de outros benefícios, além dos estéticos, por exemplo, previne o desgaste da articulação temporomandibular (ATM), que é a articulação de liga a mandíbula aos ossos do crânio. Essa articulação é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca, por isso é muito importante que ela não sofra nenhum tipo de problema.
Os profissionais mesmo que recomendem a cirurgia de mandíbula, pode sugerir que o paciente realize um longo tratamento ortodôntico, pois a cirurgia é a etapa final do tratamento.
Veja abaixo sintomas de que o paciente necessite de uma cirurgia de mandíbula:
- Dor no maxilar e mandíbula frequentemente;
- Dores de cabeça;
- Dor ou dificuldade para engolir;
- Dor ou dificuldade para mastigar alimentos, principalmente os mais duros;
- Aparência desproporcional do rosto.
Cuidados com o pós-operatório
A cirurgia de mandíbula é um procedimento que necessitará de cuidados no pós-operatório e para isso o cirurgião pode indicar alguns cuidados:
- Não se expor ao sol;
- Não ingerir alimentos duros, preferencialmente líquidos ou pastosos;
- Não fazer esforço físico, nos primeiros dias;
- Escovar os dentes normalmente.
Encontre um profissional de sua confiança
A Ideal Odonto é uma assistência odontológica que possui convênio com clínicas odontológicas espalhadas pelo Brasil. Com mais de 20 anos de experiência, a Ideal Odonto, realiza diversos tipos de tratamentos, com profissionais altamente capacitados para orientar e executar procedimentos que devolvem a qualidade de vida dos pacientes.
Recomenda-se que os pacientes, que realizam tratamentos ortodônticos ou não, façam consultas regulares no dentista, pelo menos, uma vez ao ano, para realizar uma limpeza profissional. Lembrando que é fundamental escovar os dentes, língua e usar o fio dental diariamente, pois bons hábitos de saúde previnem o aparecimento de certas doenças.