Conheça as principais causas de mau hálito estomacal
Caracterizado por um forte odor proveniente da boca, o mau hálito é muitas vezes confundido como uma doença, no entanto o que sabe-se é que ele é apenas um indicativo de que algo não está bem na saúde e dentro desse contexto temos causas do mau hálito estomacal que é aquele vindo do estômago. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto.
O que é o mau hálito estomacal?
O mau hálito estomacal é muito comum de ser proveniente de problemas no estômago. Mas assim como no caso de mau hálito e halitose, a principal característica é o forte odor que sai da boca quando a pessoa conversa ou boceja, por exemplo.
No entanto, a diferença é que o mau hálito estomacal, muitas vezes, pode ser proveniente de doenças específicas, diferentemente do mau hálito tradicional.
Quais as principais causas de mau hálito estomacal?
As causas de mau hálito estomacal, em grande parte são vindas de doenças como as que veremos a seguir:
- Úlcera: As úlceras têm as suas causas nas bactérias que causam o mau hálito. No entanto, há muitos antibióticos no mercado que oferecem um tratamento muito eficaz no combate dessas bactérias que causam úlceras no estômago. Caso você tenha úlcera e mau hálito é importante conversar com o seu médico para verificar qual a melhor forma de tratamento.
- Refluxo: Outro problema das causas de mau hálito estomacal refere-se ao refluxo gastresofágico, que é tido como uma complicação provocada pelo ácido estomacal que causa ardência no peito e na garganta do indivíduo, e a partir disso acaba desencadeando o mau hálito. Além disso, o refluxo acaba desmineralizando os dentes que por terem contato com o ácido do estômago, acabam ficando enfraquecidos. Para aliviar as causas do mau hálito estomacal com origem no refluxo o indicado é definir com o médico gastroenterologista qual o melhor tratamento para combater o mau hálito.
- Doenças hepáticas: As doenças hepáticas também são uma das causas do mau hálito estomacal, isso porque em casos de cirrose, por exemplo, quando não há a síntese de substâncias no fígado, acaba ocorrendo a liberação dessas substâncias pelas vias aéreas, quando deveriam na verdade serem excretadas. Essa liberação das substâncias acaba exalando um cheiro muito forte, que se caracteriza como mau hálito hepático.
- Câncer no estômago: Quando o câncer de estômago já se encontra em estado muito avançado, acaba sendo também uma das causas do mau hálito estomacal, isso porque o odor passa pelas vias aéreas e com isso a pessoa é acometida por um hálito muito desagradável, em decorrência da morte das células cancerígenas.
Apesar de que muitos acreditam que o mau hálito é proveniente de doenças relacionadas ao estômago, essa constatação não deve ser tida como verdadeira, uma vez que as causas de mau hálito estomacal não são muitas, como podemos perceber durante a leitura do artigo.
No entanto, por mais que o mau hálito não tenha a sua causa diagnosticada e afirmada em problemas estomacais é muito importante que as visitas regulares ao dentista, práticas de uma boa higiene bucal, alimentação adequada, consumo de água, sejam tidas como hábitos presentes na rotina, pois só assim é possível evitarmos desencadear doenças que tem como causas de mau hálito estomacal.