Entenda tudo sobre causas da halitose
Muita gente sofre com o mau hálito mas nem sempre sabe quais são as causas da halitose e como se livrar desse problema, que apesar de muito comum, é o causador de grande constrangimento social. A halitose ou o mau hálito, como é popularmente chamado, não é uma doença e sim o sinal de que alguma coisa está errada com a nossa saúde. No Brasil, ao menos 3 em cada 10 pessoas sofrem ou já sofreram desse problema, o que soma um total de pelo menos 50 milhões de pessoas.
Apesar de ser geralmente relacionada a problemas estomacais, a halitose quase sempre é gerada por conta de um problema na própria cavidade bucal, normalmente por conta de uma higiene inadequada que acaba fazendo com que restos de comida presos entre os dentes apodreçam e sejam os responsáveis pelo mau cheiro.
Você sabe identificar as causas da halitose?
O maior problema da halitose está no fato de que as pessoas que sofrem desse mal, por vezes acabam por não perceber já que acabam se acostumando com o cheiro. No entanto, dependendo do grau, o cheiro é notável sempre que essa pessoa fala ou abre a boca perto de terceiros, o que acaba sendo constrangedor para quem está exalando o odor, e desconfortável para quem está sentindo, o que acarreta em dificuldade de socialização e problemas de autoestima.
As causas da halitose mais comuns são a falta de higiene bucal, consumo de álcool ou tabaco, diabetes, placa bacteriana, saburra, doenças como diabetes e doenças periodontais, falta de salivação e até estresse. Em todos os casos, o ideal é procurar um dentista para que ele te passe as recomendações corretas de como tratar o problema, porém adotar alguns hábitos rotineiros são essenciais para evitar que esse tipo situação sequer chegue a surgir:
- Manter a boca sempre limpa, utilizando uma escova adequada e fio dental após a refeições;
- Comer alimentos nutritivos e que façam bem à saúde;
- Não passar mais de 3 horas sem comer;
- Consumir bastante líquido (cerca de 2L por dia);
- Visitar o dentista regularmente (recomenda-se a cada 6 meses);
- Evitar álcool e fumo em excesso.
Procure ajuda profissional de qualidade
O tratamento regular com o dentista é essencial para manter a saúde dental sempre em dia e evitar situações constrangedoras como o mau hálito. Por mais que os sintomas indiquem as causas da halitose, apenas um profissional poderá dizer ao certo qual o problema.
A Ideal Odonto está em todo o Brasil. Com mais de 20 anos de experiência e excelência em atendimento, a clínica conta com os melhores profissionais para solucionar o seu incômodo.