Canal dentário
Se uma cárie simples já causa transtornos, imagina o que ela não faz quando não recebe a devida atenção. Pois é! Quando você descuida da sua saúde bucal, mais do que mau hálito, pode ganhar um problema sério e bastante dolorido.
A cárie pode atingir a polpa do dente se não for tratada a tempo por um bom dentista. É ali que estão os vasos sanguíneos e o nervo desse pedacinho tão importante do corpo humano. Quando ela é atingida por bactérias, o incômodo pode ser bem intenso.
E aí, a solução muitas vezes é fazer um tratamento de canal dentário.
Fazendo um canal dentário
Nem todo dente careado precisa passar por um tratamento de canal dentário. Na maioria das vezes, uma obturação é o suficiente para sanar o problema. Porém, se a cárie alcançou a polpa, o procedimento é a melhor opção.
- O tratamento de canal dentário pode ser feito em uma única sessão. Mas há casos em que isso pode variar. Tudo vai depender do grau da inflamação e da complexidade anatômica do dente, por exemplo.
- O primeiro passo dado pelo dentista para fazer o procedimento é fazer uma abertura na dentição para remover a polpa. Quando prejudicada, o profissional precisa extrai-la para que ela não comprometa os outros dentes nem o osso da gengiva.
- Após retirar a polpa, o dentista faz uma limpeza cuidadosa para preparar o espaço vazio. Esse pequeno “buraco” é preenchido com uma massa especial, de caráter permanente.
- Depois de ocupar esse espaço vazio, ele é selado com um cimento próprio de consultórios odontológicos.
- Na sequência, é feita uma restauração na qual se tenta dar uma aparência natural para o dente.
Canal dentário: como evitar
Não há receita milagrosa para escapar de um canal dentário. O melhor método é fazendo uma higienização bucal adequada.
- Escove os dentes após cada refeição para evitar o acúmulo de restos de alimentos e bactérias.
- Não abra mão do fio dental. Ele consegue alcançar lugares onde a escova não chega, o que é ótimo para evitar o canal dentário.
- O enxaguante bucal deve ser usado como finalizador para eliminar bactérias.
- Escovar a língua também é fundamental.
- Ir ao dentista com regularidade é outra forma para não ter que chegar a um quadro de tratamento de canal dentário. Visite-o pelo menos a cada seis meses.