Como saber se tenho bruxismo?
Muita gente teria tudo para desfrutar uma noite de sono tranquila a não ser pelo incômodo trazido pelo bruxismo durante o período noturno e deixando sequelas no dia seguinte. O bruxismo é o hábito de ranger ou pressionar os dentes inconscientemente, durante o período de sono, que deveria ser calmo, sem nenhum tipo de tensão dentária ou muscular. Como saber se tenho bruxismo? Primeiramente se consulte com um dentista, pois ele dará orientações a respeito do tema, e caso seu diagnóstico confirme a existência do bruxismo, o segundo passo é saber em qual nível está.
O bruxismo pode surgir por diversas formas e atingir crianças e adultos. Entre os principais causadores do problema, estão o estresse psicológico devido ao cotidiano agitado, estabilidade emocional, quantidade de horas dormidas, falta de preparo físico e muitos outros fatores. Por isso, se você se identifica com algum deles e sente que sua noite de sono não foi tão boa quanto deveria, procure um dentista.
Como o bruxismo pode me afetar?
Pode parecer inofensivo, mas ranger ou pressionar os dentes por muito tempo, pode causar grandes prejuízos para a saúde como dores de cabeça e na articulação da mandíbula, provocar fadiga facial e ainda por cima, pode restringir a mobilidade e causar dor nos dentes. Fora isso, o bruxismo estimula o desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina, além de prejudicar na sensibilidade dos dentes e ocasionar a quebra dos mesmos e de próteses.
Portanto, se esses sintomas lhe são familiares, procure um profissional da ortodontia para que ele possa recomendar o procedimento necessário adequado para o seu caso. Saiba quais são os principais tratamentos:
- O mais comum são as placas oclusais, parecidas com um aparelho dental invisível, ela evita a pressão ao ranger os dentes;
- O dentista poderá recomendar formas de reduzir o estresse, assim como orientá-lo no sentido de restringir o consumo de alimentos como chocolate e bebidas com cafeína e álcool;
- Exercícios voltados para os músculos do maxilar durante o dia, assim como cuidados na hora da mastigação são mandamentos básicos;
- Se o quadro de bruxismo for mais severo, o profissional poderá prescrever algum medicamento para ajuda-lo a relaxar e dormir melhor.
Bruxismo de noite, efeito de dia
É mais do que sabido que uma noite de sono mal dormida prejudica demais o dia seguinte, por isso, tratar o bruxismo com profissionais de confiança, de uma empresa séria como a Ideal Odonto, experiente na área e há anos no mercado, é um grande passo rumo a sua qualidade de vida.