Surge o aparelho ortodôntico cerâmica
Na época da escola, todo mundo tinha aquele amigo que usava aparelho fixo e era motivo de piada entre os colegas da turma. Apelido era o que não faltava, causando bastante desconforto.
Com o passar do tempo, a odontologia foi evoluindo e começou a se preocupar em oferecer outras versões de aparelhos que pudessem cumprir sua função, mas também não comprometer a estética a fim de evitar constrangimento e também para atrair o público adulto.
Como aparelho fixo sempre foi associado à adolescência, muitos profissionais deixavam de seguir o tratamento com receio de prejudicar a imagem no ambiente de trabalho.
O resultado foi o surgimento dos modelos transparentes, como o aparelho ortodôntico cerâmica.
Como é o aparelho ortodôntico cerâmica
Nos aparelho fixos tradicionais, os braquetes são feitos com metal, assim como o fio que é preso a eles. Já no caso do aparelho ortodôntico cerâmica, esse é o material utilizado.
Sua principal vantagem é ser praticamente invisível. Ou seja, quase não se consegue reparar que a pessoa está usando qualquer tipo de aparelho dentário.
Aparelho ortodôntico cerâmica: principais cuidados
O aparelho ortodôntico cerâmica é bastante resistente à fixação dos braquetes e também à descoloração. No entanto, vale tomar alguns cuidados para que eles se conservem por mais tempo:
- Escove os dentes após cada refeição para evitar que resíduos alimentares se acumulem e provoquem infecções, como cáries e gengivites;
- Escovas elétricas costumam ser mais eficientes, principalmente para quem usa aparelho ortodôntico cerâmica;
- Não utilize pasta de dente com clareador para não correr o risco de deixar a cor dos dentes diferente da cor dos braquetes;
- Evite o consumo de alimentos com muita pigmentação, como refrigerantes e vinho. Por mais resistente que o aparelho ortodôntico cerâmica seja, o excesso de corantes pode manchá-lo;
- Em farmácias você encontra acessórios desenvolvidos exclusivamente para a higienização de aparelhos fixos, como passadores de fio dental.
Consulta com o ortodontista
Caso você perceba qualquer anormalidade na posição de seus dentes ou tenha dores na região da face, incluindo dores de cabeça constantes e sem motivo aparente, procure um ortodontista.
Ele é o profissional que vai te orientar sobre a real necessidade do uso de aparelhos dentários após a realização de exames. Se o diagnóstico se confirmar, pergunte a ele sobre a possibilidade de colocar o aparelho ortodôntico cerâmica e exiba seu sorriso sem medo.