As vantagens do aparelho ortodôntico branco
Muita gente morre de vergonha de ter que usar um aparelho, por causa da aparência desconfortável dele. É para isso que existe o aparelho ortodôntico branco, em que as peças que se conectam aos dentes são da cor dos dentes, o que propicia que ele fique mais "camuflado" na boca de quem está usando, evitando um pouco o constrangimento.
O aparelho ortodôntico branco, apesar de se destacar sobre os convencionais por seus benefícios estéticos, funciona da mesma forma que qualquer aparelho. Ele é indicado para corrigir problemas de má oclusão dental e posicionar corretamente a mordida. Muita gente tem que usar um desses, então essas condições são perfeitamente normais em todo mundo.
Quer saber mais sobre o aparelho ortodôntico branco? Confira abaixo:
Como funciona o aparelho ortodôntico branco
O reposicionamento do dente é proporcionado por duas estruturas em um aparelho ortodôntico branco. São estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente, que são conectadas por arcos de metal inoxidável, estes responsáveis pela tensão aplicada. No caso de aparelhos fixos, os bráquetes são colocados nos dentes com resina.
Nos aparelhos convencionais, ambas estruturas são conectadas pelas borrachinhas. Entretanto, o aparelho auto-ligável dispensa o uso delas, conectando bráquetes e arcos diretamente. Outro tipo de aparelho, considerado estético, possui bráquetes translúcidos que de forma semelhante ao aparelho ortodôntico branco tentam "esconder" a estrutura na boca.
Cuidando do seu aparelho e dos seus dentes
Apesar de ser auxiliado por um dentista durante o tratamento, você precisa tomar alguns cuidados para manter sua boca livre de bactérias. Com um aparelho ortodôntico branco, o cuidado deve ser redobrado para que nenhuma sujeira fique presa nele. Algumas recomendações são:
- Escovar os dentes três vezes ao dia, com atenção especial após as refeições;
- Usar fio dental;
- Evitar alimentos pegajosos ou desfiados;
- Higienizar o céu da boca (palato).
Além disso, qualquer modificação no aparelho deve ser feita exclusivamente pelo dentista. Se você está incomodado com ele, ou se ele se soltou dos dentes ou rompeu algum arco, não tente resolver o problema sozinho. Você pode danificar permanentemente a estrutura, além de se machucar. A manutenção dele deve ser feita apenas sob os cuidados do profissional em seu consultório.