Saiba mais sobre aparelho dos dentes
É muito comum o uso de aparelho dos dentes para corrigir problemas na dentição das pessoas. Geralmente utilizados na adolescência, muita gente tem receio de ter que usar aparelho. Entre os motivos para isso, estão o desconforto estético por causa da aparência deles e a necessidade de ter que adotar diversos cuidados para preservação dele.
Um aparelho dos dentes convencional serve para mover os dentes do paciente para a posição correta. Consistem em pequenas estruturas chamadas bráquetes, que são conectadas entre si por arcos de metal, responsáveis pela tensão na boca. Na maioria dos tipos, estas estruturas são conectadas pelas populares borrachinhas, que podem ser coloridas ou não.
Quer saber mais sobre aparelho dos dentes? Confira abaixo:
Quais são os tipos de aparelho dos dentes?
Primeiramente, antes de saber qual aparelho você precisará é necessário marcar uma consulta com o dentista. Ele lhe examinará para decidir qual o mais adequado, em alguns casos, será necessário usar mais de um tipo de aparelho durante o tratamento. Entre os sinais de que você precisa de aparelho dos dentes estão:
- Dentes tortos;
- Dentes muito afastados;
- Dentes apinhados;
- Dores no maxilar.
Os aparelhos podem ser divididos em duas grandes categorias, os móveis e os fixos. Ambos funcionam da mesma maneira com bráquetes e fios de aço, entretanto, existe uma modalidade de aparelho dos dentes chamada de "auto-ligável", em que as borrachinhas são dispensáveis. Ainda existem aparelhos denominados "estéticos", em que os bráquetes são feitos de cores transparentes ou tons mais semelhantes aos dentes. No caso dos fixos, as estruturas são conectadas nos dentes com resina.
Recomendações e cuidados necessários
Você ficará com aparelho nos dentes pelo período que seu dentista decidir. A manutenção dele é periódica, e deve ser definida pelo profissional. Além disso, você deve tomar algumas atitudes para preservar o aparelho, como escovar os dentes corretamente três vezes ao dia e usar fio dental. Evite também consumir alimentos muito açucarados, pegajosos ou desfiados.
Fique sempre atento a possíveis defeitos no aparelho. Caso ele se solte dos dentes, não tente consertar o problema sozinho. Você pode danificá-lo ou até mesmo se machucar. Nessas situações, procure marcar uma consulta com seu dentista o mais rápido possível.