Por que usar aparelho dental?
O uso do aparelho dental geralmente é associado à correção de dentes tortos. Porém, nem sempre ter a dentição bem alinhada significa que você não precisa ou nunca vai precisar utilizar um.
Isso acontece porque esses pequenos acessórios foram desenvolvidos tanto para endireitar esse tipo de imperfeição quanto para corrigir problemas relacionados à articulação da mandíbula.
Utilizando o aparelho dental
Muitas vezes, a estrutura da face apresenta problemas que precisam ser corrigidos para evitar que se agravem e causem ainda mais transtornos.
Dores na lateral do rosto recorrentes, dores de cabeça constantes e incômodo ao mastigar podem ser sinais indicando que você deve procurar um ortodontista para ele verificar se você precisa usar aparelho dental como tratamento para aliviar esses sintomas.
Modelos de aparelhos
De acordo com cada caso, o ortodontista vai indicar um tipo de aparelho. Atualmente, há diversas opções para quem não quer chamar a atenção para o sorriso durante o tratamento. Conheça os principais modelos de aparelho dental:
- Aparelho fixo: esse é o mais conhecido e também o que mais assusta. Adolescentes têm receio de ouvirem piadinhas dos amigos nas escolas. Já os adultos, o medo é de comprometer a imagem profissional. Porém, hoje há aparelhos fixos feitos com material que se assemelha à coloração dos dentes, garantindo a discrição;
- Aparelho lingual: é um tipo de aparelho dental fixo também. No entanto, os temidos braquetes são colocados na parte interna dos dentes. Totalmente imperceptível;
- Aparelho móvel: são as versões removíveis. É mais indicado para casos menos complexos ou para complementar o tratamento ortodôntico após a retirada do aparelho fixo;
- Expansor palatino: não é tão conhecido como os outros modelos de aparelho dental. O expansor palatino é utilizado para ampliar a arcada dentária superior. Seu uso é mais comum quando o ortodontista quer corrigir a mordida cruzada. Uma das desvantagens desse acessório é que ele só pode ser usado em jovens que ainda estão em formação. Nos adultos, a saída é intervenção cirúrgica.
Como saber se você precisa de aparelho dental
Ao perceber qualquer alteração na posição dos dentes ou sentir desconfortos na região do rosto, procure um ortodontista. De imediato ele já pode identificar se você precisa ou não usar aparelho dental.
No entanto, para confirmar o caso, ele pedirá exames específicos do local, como radiografias e moldes dos dentes.
Não demore a procurar o especialista. Assim como qualquer doença, quanto mais cedo o problema for tratado, maiores são as chances de o resultado ser um sucesso.