Você sabe o que é o abscesso na gengiva?
O abscesso na gengiva é proveniente do acúmulo de pus que foi resultante de uma infecção dentária, ele possui a forma de uma bolsa visível com o aspecto de um caroço, cisto ou bolha que surge na gengiva e em alguns casos surge como uma pequena bola branca de conteúdo purulento.
O abscesso na gengiva surge de uma contaminação causada por bactérias que invadiram e afetaram a polpa dentária, e como consequência desta infecção a patologia como não foi tratada, desencadeou em uma acumulação de pus.
Quais as causas do abscesso na gengiva?
A principal causa do abscesso na gengiva é vinda das cáries dentárias, principalmente quando há uma agressão infecciosa da polpa dentária proveniente das bactérias que a originaram. Há muitos casos de pulpite, por exemplo, que se desenvolvem e com isso causam o abcesso na gengiva.
No entanto, há outras causas que geram esse problema são elas:
- Gengivite;
- Periodontite;
- Trauma no dente;
- Fraturas no maxilar ou mandíbula, entre outros.
E os sintomas do abscesso na gengiva, quais são?
Já os sintomas do abscesso na gengiva vão muito além da presença de pus ou vermelhidão na gengiva, na maioria das vezes, os demais sintomas são os seguintes:
- Mau hálito ou sabor muito amargo na boca;
- Dentes com muita dor, latejantes ou com a área gengival muito afetada;
- Inflamação na gengiva com o surgimento de um vermelhidão intenso e até inchaço da gengiva;
- Sensibilidade dentária;
- Gânglios do pescoço inchados;
- Desconforto, inquietação e sensação de mal estar;
- Rosto inchado principalmente no maxilar superior ou inferior.
No entanto, por muitas vezes, temos os sintomas mais extremos desse problema são os seguintes:
- Náuseas;
- Diarreia;
- Arrepios;
- Febre;
- Vômito.
Na maioria das vezes estes sintomas estão ligados com os sintomas mais comuns, como, inchaço no rosto, gengiva inflamada, sensibilidade dentária e quando surgem devem ser remediados com a visita urgente ao dentista que irá fazer o diagnóstico de abscesso na gengiva e com isso indicar o melhor tratamento para o problema.
Qual o tratamento para abscesso na gengiva?
O tratamento do abscesso na gengiva é feito de acordo com o grau de intensidade do mesmo, no entanto na primeira abordagem que tem como finalidade ajudar a eliminar a infecção, esse abscesso na gengiva poderá ser drenado.
Essa drenagem do abscesso na gengiva pode ser feita de dois modos, por meio dos tecidos moles (gengiva) e pelo próprio dente.
Nos casos de drenagem dos tecidos moles, o dentista aplica anestesia e então efetua uma pequena inclusão ou corte nas gengivas com o objetivo de drenar todo o pus que está formando o abscesso na gengiva. Na maioria dos casos só esse procedimento é suficiente para eliminar o abscesso na gengiva.
Já na segunda opção de tratamento para o abscesso na gengiva por meio de operação no dente, o dentista abre o dente, expõem a polpa dentaria e os canais radiculares, a fim de que o pus contido no interior do dente seja drenado para o exterior.
Outra opção de tratamento para o abscesso na gengiva é a extração do dente, no entanto esse tipo de tratamento é indicado para os casos mais extremos de abscesso gengival. Além disso, há também a opção do uso de medicamentos para tratar o abscesso na gengiva, a maior parte dos medicamentos indicados pelos dentistas diz respeito ao uso de anti-inflamatórios para o controle da dor e de antibióticos para combater a infecção.
Os casos de abscesso na gengiva só podem ser diagnosticados e tratados pelo dentista que irá indicar o melhor tratamento de acordo com cada caso, além disso as consultas regulares ao dentista auxiliam e muito na prevenção do surgimento de abscesso na gengiva. Por isso, preze sempre por pelo menos duas visitas anuais ao dentista a fim de evitar complicações maiores.
A Odonto Cases te auxilia a manter a saúde bucal sempre em dia a fim de evitar problemas como abscesso na gengiva, por meio dos seus planos odontológicos que oferecem amplos tipos de procedimentos odontológicos, entre em contato e confira mais detalhes.