Saiba mais sobre abscesso dentário
Percebeu a formação de uma bolsa de pus na gengiva? Isso pode ser um abscesso dentário. Ele é a manifestação de infecções na boca, propiciadas pelo acúmulo de bactérias na boca. Este problema está associado ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que se instala por causa da higiene bucal incorreta. Além de assustar, ele também pode provocar mau-hálito, sempre indesejável por causa do desconforto que gera.
Além da gengiva, um abscesso dentário pode se instalar na raiz do dente. Se não tratado, ele pode evoluir para uma infecção mais grave, gerando outros problemas, entre eles a periodontite, a infecção generalizada na boca e na gengiva. Apesar de representar todo esse grave quadro clínico, ele tem tratamento.
Identificando e tratando um abscesso dentário
Você pode identificar um abscesso dentário simplesmente se olhando no espelho. Apesar de incomodar, tome cuidado. Não esprema ou machuque o abscesso, isso pode gerar uma série de lesões bucais, além de abrir espaço para mais infecções. Alguns sintomas que te ajudam a identificá-lo são:
- Sensibilidade na gengiva;
- Avermelhamento exagerado da gengiva;
- Mau hálito;
- Aumento do desconforto ao ingerir substâncias geladas ou quentes.
O tratamento para o abscesso dentário só pode ser feito por um dentista. Entre as opções que o profissional possui, estão drenar ou raspar o abscesso. Em caso de infecção persistente, pode ser receitado antibióticos ou cremes dentais e enxaguantes com ação antisséptica, para combater este problema.
Evitando bactérias e infecções
Para se prevenir de um abscesso dentário, basta cuidar bem dos dentes. Conservando os hábitos básicos de higiene bucal, você evita o acúmulo de placa bacteriana, e consequentemente, impede a contaminação dos dentes e da boca com elas. Escove os dentes três vezes ao dia, após o café da manhã, após o almoço e antes dormir. Também use diariamente fio dental, além de enxaguar a boca com antisséptico bucal.
Além disso, mantenha na sua rotina visitas ao dentista. O profissional pode oferecer o melhor tratamento para seus dentes, limpando-os corretamente, prevenindo infecções e outros problemas. É recomendado que você vá ao consultório ao menos uma vez a cada seis meses.